INTRODUÇÃO:
A medicina evolui com os avanços tecnológicos, através disso tecnologias que não são voltadas para a ela passam a ditar as condutas médicas e os diagnósticos. A introdução do aprendizado de máquina na prática médica colabora com menor chance de erro, melhorias e rapidez nos diagnósticos de doenças.
OBJETIVO:
O presente estudo busca revisar a literatura com o objetivo de demonstrar os avanços da medicina com o uso do aprendizado de máquina e elucida suas principais áreas de atuação.
MÉTODO:
O artigo é uma revisão sistemática em que foram utilizadas publicações no período entre 2005 a 2020, no PubMed, com os seguintes descritores: “machine learning”, “machine learning and medicine” e “artificial intelligence”. Os critérios para a inclusão foram: estudos disponíveis em inglês e português publicados de 2005 a 2020, como ensaio clínico randomizado e metanálise. Foram excluídos artigos de revisão bibliográfica, monografias e teses.
RESULTADOS:
Os resultados da utilização do aprendizado de máquina em conjunto com a medicina demonstraram que é possível ensinar uma inteligência artificial a interpretar padrões e utilizá-los para o próprio aprendizado do computador, assim cria-se um sistema de retroalimentação de informações em seu próprio algoritmo. O aprendizado de máquina pode ser utilizado de diversas formas, tudo depende do seu algoritmo empregado. Resultados mais assertivos e riscos melhores calculados foram identificados em exames de células de mamas possivelmente cancerígenas que em uma análise somente humana seria dificilmente detectada, outros resultados demonstraram maior agilidade e precisão em diagnósticos de imagens radiológicas e fornecimento de diagnósticos diferenciais para as patologias apresentadas.
CONCLUSÃO:
Os avanços tecnológicos na prática médica trouxeram melhorias no exercício da medicina. O aprendizado de máquina aprimora os atendimentos e torna as condutas e diagnósticos mais precisos, com menor suscetibilidade a erros e assim beneficia médicos e pacientes.
Palavras-chave:
Aprendizado de máquina. Automático. Inteligência artificial.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica