INTRODUÇÃO:
No dia 01 de março de 2021 foram registrados 321.515 óbitos no Brasil pelo SARS-CoV-2. Com o número elevado de casos no país, medidas de isolamento social foram adotadas, como o fechamento de escolas, universidades e do comércio não essencial, trazendo impactos para toda a sociedade.
OBJETIVO:
O trabalho tem como objetivo analisar quais foram as consequências do coronavírus no ensino médico brasileiro, analisando não apenas os efeitos no âmbito educacional, como também a saúde mental dos discentes.
MÉTODO:
Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, gerada através da busca de artigos dentro da temática de estudo. Foram realizados buscas de publicações utilizando as bases de dados Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo. Como descritores foram utilizados as palavras: “COVID-19”, “educação” e “ensino médico”, com suas respectivas variantes em inglês. Depois foram selecionados as obras relevantes para a revisão do tema. Os critérios de inclusão foram: obras em inglês e português, publicadas nos últimos três anos com a temática acerca do assunto.
RESULTADOS:
Dentre as medidas tomadas, estão a portaria N° 343, de 17 de março de 2020, que possibilitou a substituição das aulas presenciais por aulas remotas, e a portaria N° 544, de 16 de junho de 2020, que autorizou a substituição de aulas práticas e estágios por aulas remotas, interrompendo o contato prático que é imprescindível para a formação médica. Várias faculdades utilizam métodos ativos de ensino, no qual tem seus questionamentos sobre seu funcionamento durante o ensino a distância. Houve também o adiantamento da formatura com a conclusão de no mínimo 75% da carga horária do internato proposta pela lei N° 14.404 de agosto de 2020. Além disso, os discentes, que já tem elevada prevalência de depressão e ansiedade em relação ao resto da população, teve esses números agravados na pandemia.
CONCLUSÃO:
Com todas as medidas adotadas pelo governo para a contenção da pandemia, como a antecipação da formatura, substituição de aulas práticas e teóricas por aulas remotas, vários questionamentos são feitos acerca da efetividade da preparação dos discentes para o exercer da profissão.
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