INTRODUÇÃO:
A impulsividade permeia diversos transtornos neuropsiquiátricos. Ela pode ser avaliada a partir da escala UPPS-P que contém cinco parâmetros para adultos, crianças e adolescentes: urgência negativa, falta de premeditação, falta de perseverança, busca por sensações e urgência positiva.
OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho é traduzir e validar a versão para crianças e adolescentes da escala UPPS-P para o português brasileiro.
MÉTODO:
Para isso, a tradução e adaptação da UPPS-P foi conduzida como um processo de cinco etapas: tradução em duas versões independentes, fusão das duas traduções retirando as discrepâncias de palavras e significados ou ambiguidades, retro-tradução por dois avaliadores independentes para o inglês, adequação do texto em português sendo avaliada por três especialistas e verificação da compreensão dos itens com 20 crianças de 7 a 17 anos. A partir disso, iniciou-se o processo de validação por 12 especialistas, e posteriormente, foi aplicada de maneira online em conjunto com outras escalas, em 189 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de todas as regiões do Brasil.
RESULTADOS:
Após a coleta, os dados foram analisados e verificou-se uma forte correlação entre as cinco dimensões da impulsividade medidas pela UPPS-P e entre os parâmetros das outras escalas, a exemplo do Inventário de Comportamentos da Infância e da Adolescência. Apenas o índice de busca de sensações não teve uma correlação estatística com transtornos externalizantes e Transtorno de Oposição Desafiante. Esses resultados são explicáveis pois não há aspecto clínico comum entre esses fatores. Além disso, para verificação da distribuição das características impulsivas dos participantes quanto à faixa etária, foram divididos em dois grupos: crianças (7-12 anos) e adolescentes (13-17 anos). Nessa comparação da idade, no grupo de crianças, apenas a urgência negativa foi estatisticamente significativa.
CONCLUSÃO:
Palavras-chave:
Psicometria. Comportamento impulsivo. Estudos de validação. Tradução.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica