Introdução: O cenário de pandemia trouxe expressivas mudanças sociais, sobretudo no âmbito da saúde. A efetivação de ações de humanização no cuidado tem sido um grande desafio imposto na prática assistencial, uma vez que as medidas de prevenção e controle da infecção pela COVID-19 tende a restringi-las.
Objetivo: Relatar a experiência vivida por profissionais residentes em uma ação voltada à humanização no cuidado pediátrico no contexto de pandemia.
Método: Trata-se do relato de uma ação sob a ótica de residentes multiprofissionais de saúde da criança e do adolescente, realizado em outubro de 2020, em uma enfermaria de um hospital pediátrico filantrópico, situado na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Caracterizados de personagens infantis e utilizando equipamentos de segurança individuais, ao som de músicas adequadas ao público-alvo, os residentes caminharam pelo corredor da enfermaria fazendo paradas em cada uma das janelas de vidro dos leitos e durante essas paradas, eram feitas danças e performances ao som de músicas infantis, estimulando a interação dos pais e crianças dentro do leito e em seguida era entregue um kit lúdico e um balão.
Resultados: A ação de humanização proporcionou a constatação de que existem possibilidades de uma atuação profissional humanizada pautada no cuidado integral, ainda que sob a égide de uma pandemia. Ocorreu uma superação das expectativas face às limitações do plano de contingenciamento da COVID-19, uma vez que foi possível constatar sorrisos estampados, comportamentos exultantes e olhares incandescentes nos pacientes, familiares e nos profissionais. Através desta ação, os profissionais residentes sentiram o quanto um momento de descontração, leveza e diversão são relevantes para colaborar positivamente na promoção da saúde, possibilitando um alívio das dores emocionais, a partir de um ambiente mais humanizado e acolhedor.
Conclusão: Concluiu-se que o cenário pandêmico não deve ser visto como um fator excludente para uma assistência humanizada à saúde, sendo possível a utilização de estratégias para minorar os efeitos emocionais impostos pela COVID-19.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica