Introdução: A humanização no atendimento tem como foco principal o paciente e é entendida como uma qualificação da prática com acolhimento integral, criação de vínculo e valorização do doente. Na população idosa essa humanização apresenta desafios e limitações. Objetivo: O objetivo é identificar quais os maiores desafios e limitações enfrentados pelos profissionais da saúde na assistência à população idosa, principalmente quando o foco é o atendimento humanizado. Conhecer estes fatores limitantes pode contribuir para a busca de soluções. Metodologia: Revisão simples de literatura usando as bases de dados SCIELO e LILACS. Os critérios de inclusão foram: artigos relacionados à temática, disponíveis de forma eletrônica, publicados a partir de 2014, redigidos em português e inglês. Palavras-chave: “saúde do idoso”, “assistência integral”, “humanização” e “senescência”. Após criteriosa análise, foram selecionados 6 artigos para a presente revisão. Discussão: As dificuldades para o cuidado do idoso vão desde a falta de recursos humanos até a pouca integração entre os diferentes locais de atenção. A falta de infraestrutura em algumas redes de suporte - incluindo o apoio biopsicossocial - sem planos terapêuticos abrangentes, focados e especializados na senescência, também aparecem como dificuldade. Essa população precisa de cuidado multidisciplinar, individualizado, resolutivo e empático, sempre que possível, com o apoio familiar. A transparência sobre o prognóstico e as decisões compartilhadas sobre a conduta terapêutica que será utilizada, devem permear a relação médico-paciente e médico-familiares. Conclusão: Para o tratamento da população idosa, deve-se buscar, principalmente, a melhoria da qualidade de vida do paciente com diálogo, escuta qualificada e atenciosa, manutenção da esperança e a decisão em conjunto quanto aos tratamentos para um menor sofrimento dele e da a sua família.
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