Uso de Metodologias Diversificadas no Processo de Ensino-Aprendizagem do Corpo Humano

  • Autor
  • Kálita da Silva Vieira
  • Co-autores
  • Andressa Pereira Ronn , Thiago Sabino Soares , Viviane Beatriz Rodrigues Ribeiro , Denise da Costa Boamorte Cortela
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: Para compreender adequadamente a teoria, é preciso experienciá-la. Desse modo, o quadro negro e os livros didáticos não são mais os únicos recursos utilizados para ensinar temáticas relacionadas ao corpo humano. Assim, um ensino mais dinâmico corrobora com um aprendizado mais efetivo. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo primordial relatar os benefícios do uso de metodologias lúdicas e interativas na transmissão de conteúdos relativos aos principais sistemas do corpo humano no ambiente escolar. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa de cunho qualitativo sobre as vantagens do uso de meios lúdicos no ensino-aprendizagem da anatomia nas escolas. Elegeu-se artigos completos e gratuitos nos idiomas inglês, português e espanhol publicados de 2010 a 2021. A busca foi feita em abril nas bases de dados: Scielo, Lilacs, Medline, PubMed e Scholar Google com os descritores (DeCS), respectivos MeSH e booleano: anatomia AND “treinamento por simulação” AND “ensino fundamental e médio”. Obteve-se 16 artigos, que passaram por leitura na íntegra e critérios de elegibilidade, os quais 11 foram excluídos por não se adequar à temática e/ou critérios de inclusão e 5 artigos utilizados na escrita do resumo. RESULTADOS: Quanto à efetividade no ensino da anatomia, os estudos revelaram que as atividades lúdicas se mostraram mais eficientes quando comparadas aos livros. Diversos meios digitais, e-books, videoatlas e quiz, são utilizados para motivar e envolver todos os responsáveis no processo ensino-aprendizagem. O método tradicional ainda mantém roteiros definidos e chegam a um resultado já esperado, não enxergando o aluno por uma visão holística. Entretanto, por outro lado, a perspectiva investigativa oferecida pelas tecnologias se mostrou mais eficaz, já que aborda conteúdos que são inseridos no cotidiano do estudante, instigando a curiosidade e motivação para o aprendizado. Identificou-se uma melhoria de 22% no aproveitamento do ensino-aprendizagem com a utilização de tecnologias em um grupo teste. CONCLUSÃO: A utilização de metodologias lúdicas e interativas para o estudo do corpo humano complementam o método tradicional de ensino, já que favorecem o aprendizado acerca dessa área por oportunizar novas possibilidades para a construção do saber. 

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, Corpo humano, Ensino Fundamental e Médio, Tecnologias
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