INTRODUÇÃO:
Os cuidados paliativos (CP) podem gerar benefícios ao paciente e sua família. O desenvolvimento de ações multidisciplinares, visando atender as necessidades e o bem estar do indivíduo, depende de alguns fatores, como condições estruturais, intenções quanto ao tratamento e a de cuidados específicos.
OBJETIVO:
Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar os impactos que os cuidados paliativos podem proporcionar em pessoas com câncer.
MÉTODO:
A revisão foi feita em Abril de 2021 e consultou desde 2016 até o momento da busca, utilizando os descritores em saúde: Palliative Treatment, Primary Health Care, Primary Care, Critical Illness. O estudo fez uso das bases Embase, Scopus, Science Direct, PMC e Web of Science e resultou em 433 artigos de pesquisa. Foram investigados artigos de acesso aberto, restando três registros elegidos após retirar duplicatas, cartas ao editor, editoriais, protocolos de artigo, revisões, artigos incompletos e que não abordassem a temática de cuidados paliativos a pacientes oncológicos. Dois revisores fizeram a leitura de resumos e textos completos de forma independente visando à objetividade da busca.
RESULTADOS:
O desenvolvimento de ações bem estruturadas impacta positivamente no estabelecimento de atividades reflexivas entre a família e o paciente, além de favorecer o suporte ao bem estar. Estudos reportam que pacientes com adesão precoce aos CP são capazes de reduzir significativamente as probabilidades de vir a falecer e os custos de saúde, além da possibilidade de melhora do quadro do paciente. Os cuidados paliativos primários podem ser um modelo de prestação de serviços e associado as habilidades da equipe de cuidadores e triagem para análise de desconforto ocasionados pela enfermidade se torna mais eficaz e sustentável.
CONCLUSÃO:
Os cuidados paliativos quando realizados de forma precoce podem proporcionar redução de chances de óbito e nos custos com os cuidados de saúde.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica