INTRODUÇÃO
A infecção pelo vírus CHIKV provoca a Febre Chikunguya, gerando mialgias, artralgias e dificuldade de locomoção do infectado. Contudo, ao decorrer dos anos a manifestação de doenças neurológicas, durante e pós-infecção, passa a ser alvo de atenção no tratamento e para acompanhamento do infectado.
OBJETIVO:
A presente Revisão Integrativa tem por objetivo avaliar as principais complicações neurológicas graves subsequentes à Febre Chikungunya.
MÉTODO:
O presente trabalho é uma Revisão Integrativa da literatura, com buscas realizadas nas bases de dados eletrônicas: PubMed, Science Direct, LILACS e Web of Science. As buscas foram realizadas em Abril de 2021 e retornaram 1377 resultados. Foram selecionados artigos com acesso livre e publicados entre os anos de 2016 e 2021. Os 1377 resultados foram exportados para o gerenciador de bibliografia State of the Art throught Systematic Review (StArt), onde foi realizada a remoção das duplicatas e a organização dos dados. Em seguida, os 4 autores realizaram uma análise independente e harmônica de cada artigo, com o objetivo de manter a impessoalidade da análise e a qualidade do estudo.
RESULTADOS:
Os estudos apontaram que há uma nítida associação entre a Febre Chikungunya e o desenvolvimento de manifestações neurológicas graves, como síndrome de Guillian-Barré, mielite transversa, Acidentes Vasculares Cerebrais, Ataques Isquêmicos Transitórios e danos às células nervosas que comprometem permanentemente a locomoção dos indivíduos afetados ou culminam em sua morte. Segundo a literatura há um espectro amplo e sobreposto de manifestações neurológicas graves decorrentes da monoinfecção por Chikungunya indicando a necessidade de acompanhamento dos pacientes durante a fase aguda da infecção para melhor mensuração e auxílio médico para com as possíveis consequências neurológicas graves decorrentes da infecção.
CONCLUSÃO:
A Febre Chikungunya apresenta mecanismos – ainda não totalmente compreendidos - que desencadeiam múltiplas doenças neurológicas graves. Dessa forma, é imperativo o estabelecimento de tal correlação e precisão na identificação da infecção, já que apresenta sintomas símiles a outras arboviroses.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica