INTRODUÇÃO:
A COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, é capaz de desencadear diversos sintomas como febre, tosse, fadiga, anosmia e dispneia. Entretanto, infelizmente as manifestações oftalmológicas ainda não estão bem estabelecidas, mesmo após cerca de um ano e meio de pandemia.
OBJETIVO:
Identificar na literatura as principais evidências acerca das manifestações oculares em decorrência da infecção pelo vírus SARS-CoV-2 em humanos.
MÉTODO:
A busca na literatura ocorreu no mês de março de 2021 a partir dos descritores: “Covid-19” OR “coronavirus disease” OR “SARS-CoV-2” AND “ophthalmic manifestations” OR “ocular manifestations”. Foram encontrados 73 estudos na base de dados PubMed nos últimos 2 anos (2020-2021). Utilizou-se como critério de exclusão o tipo de estudo (relatos de caso e revisões de literatura) e a falta de concordância com o tema proposto após a apreciação do resumo.
RESULTADOS:
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos na literatura ainda não são definitivos, mas orientam para uma possível conjuntivite consequente da COVID-19. Os principais achados oculares devem ser conhecidos por pacientes e profissionais da saúde, a fim de que haja um manejo adequado e evite subnotificações.
Palavras-chave:
COVID-19. Manifestações oculares. Oftalmologia. Conjuntivite
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica