INTRODUÇÃO:
Infecções do trato urinário (ITUs) atingem majoritariamente mulheres e 40% experimentam recorrência após seis meses, fazendo-as estar em constante uso de antibióticos. A utilização do cranberry para profilaxia das ITUs poderia reduzir sua incidência e as consequências do uso abusivo de antibióticos.
OBJETIVO:
Determinar se o uso de cranberries é eficaz como profilaxia para ITUs recorrentes.
Analisar as evidências científicas existentes acerca da melhor forma de consumo de cranberry, da dose-resposta e do grupo alvo.
Comparar a resistência bacteriana com o uso de cranberry em relação a antibioticoterapia.
MÉTODO:
Revisão Bibliográfica de 12 artigos, sendo 7 ensaios clínicos randomizados, 3 meta-análises e 2 revisões de literatura. A base de dados utilizada foi a PubMed, com os filtros “last ten years”, “humans” e “free full text”. As palavras-chaves empregadas foram “infecções urinárias”, “prevenção”, “controle”, “cranberry”, “antibióticos”. Os autores declaram que não houve conflitos de interesse na elaboração deste trabalho.
RESULTADOS:
OCCHIPINTI et al mostrou que 112mg de Oximacro (extrato de cranberry) 2x/dia, por 7 dias, foi efetivo. MAKI et al demonstrou que o uso de 240ml/dia de suco de cranberry preveniu 1 em 3.2 episódios de ITUs clínicas/ano. JUTHANI-MEHTA et al provou que ITUs em idosas reduziram no 1º semestre de uso do cranberry. LIU et al demonstrou que o cranberry proporcionou atividade anti-adesão bacteriana. BEEREPOOT et al apontou maior eficácia da antibioticoprofilaxia nas ITUs, à custa de maior resistência bacteriana quando comparado ao uso de cranberry. STAPLETON et al encontrou que o suco de cranberry não apresentou resultados estatisticamente relevantes quanto à incidência de ITUs. Já os demais trabalhos mostraram a eficácia do cranberry na profilaxia de ITUs, apesar de faltar padronização nesses.
CONCLUSÃO:
Os estudos mostraram o uso de cranberries como promissor para a profilaxia de ITUs recorrentes. Contudo, é necessário realizar padronizações quanto a dose adequada, a forma de consumo e a frequência de uso para que haja uma recomendação formal acerca da utilização de cranberry.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica