INTRODUÇÃO:
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, que causa alterações cognitivas e comportamentais afetando a adaptação ao ambiente escolar e social. Seu diagnóstico é clínico com apoio no Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais V.
OBJETIVO:
Descrever sobre as repercussões do TDAH no rendimento escolar infantil.
MÉTODO:
Concerne em uma revisão narrativa da literatura. Esta pesquisa qualitativa foi norteada na análise de artigos científicos encontrados nos bancos de dados da Scielo e Pubmed, a partir de busca ativa com as palavras “TDAH”, “ADHD”, “Crianças” e “Escolar”. Os critérios de inclusão utilizados foram: publicação nos idiomas português, inglês e espanhol; pesquisas publicadas entre os anos de 2018 e 2021 e que falassem sobre os efeitos do TDAH no aprendizado infantil. Os trabalhos repetidos e aqueles que não tratassem exclusivamente sobre os efeitos do TDAH no aprendizado infantil, foram desconsiderados.
RESULTADOS:
As crianças com TDAH possuem a região frontal direita do telencéfalo (controle das funções executivas) afetada, bem como déficits nos neurotransmissores dopamina e noradrenalina, que influenciam na falta de motivação, atenção e memória. Também podem ter sua consciência fonológica (habilidade de manipulação das subunidades da palavra falada) prejudicada, portanto, refletindo em sua aprendizagem de leitura e escrita. Diante disso, educadores consideram delicada a fase de alfabetização para os acometidos. Ademais, a criança demonstra estar sempre distraída, inquieta e necessitada de se expressar demasiadamente, sem abrir espaço, ou até mesmo, interrompendo outros interlocutores. Caso não seja acompanhada, poderá ter baixo rendimento, repetências e evasão escolar.
CONCLUSÃO:
Destarte, mesmo sem evidências da exata etiologia do TDAH, não resta dúvidas sobre seus efeitos na vida das crianças acometidas. Afinal, estima-se que 80% delas possuem problemas acadêmicos, o que reflete na importância da compreensão de suas limitações e adaptação do seu processo de aprendizagem.
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