INTRODUÇÃO
A Nefropatia Induzida por Contraste (NIC) é a elevação da creatinina sérica em 25% ou 0,5mg/dL. Os protocolos de prevenção e tratamento são contraditórios e sua eficácia é temerária. Portanto, preconizase o alarme sobre a inópia de terapias e profilaxias adequadas à essa patologia.
OBJETIVO
Esse trabalho tem a finalidade de causar o impacto necessário na sociedade científica acerca da escassez de recursos terapêuticos e profiláticos em pacientes alvo de Nefropatia Induzida por Contraste (NIC).
MÉTODO
Revisão de Literatura baseada em artigos publicados nas plataformas Google Acadêmico, PubMed, Scielo (Scientific Eletronic Library Online), e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), entre os dias 4 e 19 de Maio de 2021. Foram estudados artigos nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola.
RESULTADOS
Os artigos analisados para essa revisão bibliográfica apresentaram discrepância na definição de NIC, em que dez deles afirmam ser o aumento da creatinina sérica em 0,5mg/dL e/ou 25% no seu nível basal, enquanto apenas dois relatam como sendo o aumento em 0,3mg/dL e/ou 50% no seu nível basal após 24-72h do procedimento. Desses dois artigos, um apresenta as duas definições, sendo a mais utilizada pela maioria dos autores e médicos a primeira. Todos os artigos estudados para essa revisão bibliográfica reafirmam a extrema necessidade pela busca de tratamentos e protocolos profiláticos eficazes para NIC.
CONCLUSÃO
Portanto, após a leitura dos artigos, conclui-se que a precariedade em recursos terapêuticos e ineficabilidade em abordagens profiláticas torna a doença cada vez mais mortal, fato que recorre à necessidade de aprofundamento e mais estudos dos assuntos. Palavras-chave: Nefropatia. Contraste. Lesão Renal.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica