INTRODUÇÃO
As arboviroses são um conjunto de infecções virais desencadeadas por transmissão vetorial por artrópodes que provocam sintomas e efeitos fisiológicos variados. Contudo, em mulheres grávidas essas infecções causam efeitos deletérios à saúde da gestante e podem provocar malformações congênitas fetais.
OBJETIVO:
O presente trabalho é uma revisão da literatura que tem por objetivo analisar uma possível correlação entre arboviroses em mulheres grávidas e malformações congênitas associadas ao quadro infecioso durante e após a fase aguda da infecção.
MÉTODO:
Esse trabalho é uma Revisão Integrativa da literatura com buscas realizadas em abril de 2021 nas bases de dados eletrônicas: PubMed, LILACS, SciELO e Science Direct, retornando 3217 resultados. Foram selecionados estudos observacionais, publicados entre 2016 e 2021 e com acesso livre. Foi realizada a exportação das buscas para o software Microsoft Excel 2016, onde foi efetuada a tabulação dos resultados, a remoção das duplicatas, a seleção dos artigos que seguiram para a leitura na íntegra e, após, a seleção, a extração dos dados e a caracterização dos resultados. Posteriormente, 4 autores realizaram uma análise harmônica e independente dos dados e redigiu-se os resultados.
RESULTADOS:
O contágio por arboviroses em gestantes desencadeou uma série de transtornos, entre eles diversas malformações congênitas nos fetos que estão associadas à infecção. Entre as arboviroses que demonstram uma maior associação com essas malformações estão a Febre Chikungunya, a Zika e a Febre da Dengue. É notável que todas essas 3 doenças são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes Aegypti. A maioria dessas malformações congênitas estão ligadas em algum nível ao sistema nervoso central, a casos de microcefalia e distúrbios neurológicos associados à malformação de regiões do cérebro. A detecção de traços genéticos dos arbovírus no líquido amniótico é peça chave para a firmação da associação entre essas malformações congênitas e a infecção pelos arbovírus.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que há uma íntima relação entre as arboviroses e as malformações congênitas do feto durante a gestação. Os mecanismos envolvidos nessa relação ainda não são totalmente compreendidos, mas é necessário o acompanhamento pré-natal das gestantes que foram infectadas pré e durante a gestação.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica