INTRODUÇÃO
Adolescência e puberdade não são sinônimos, embora estejam intimamente relacionadas. Como forma de extensão, a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde do Adolescente (LAMSA) utiliza sua rede social como ferramenta para informar o público sobre esses e outros temas.
OBJETIVO:
Descrever as ações de extensão da LAMSA com o uso das redes sociais e identificar a compreensão dos seguidores da LAMSA sobre os assuntos adolescência, puberdade e os fatores que influenciam esses processos, e levar, assim, informações relevantes para que compreendam mais acerca desses tópicos.
MÉTODO:
Trata-se de um relato de experiência descritivo sobre as ações de extensão da LAMSA, que, com a pandemia de COVID-19, adaptou-se às redes sociais, de maneira a dar continuidade à interação com a comunidade externa. Sendo assim, as ferramentas de enquete em stories do Instagram, como “sim ou não” e “marque a alternativa correta”, foram utilizadas, a fim de identificar o nível de conhecimento prévio dos seguidores da LAMSA em relação aos assuntos de puberdade e adolescência e puberdade precoce, e posts com as respostas foram publicados. O resultado das enquetes, obtido via relatório do Instagram, subsidiou uma análise quantitativa, descritiva e retrospectiva, com uso de dados secundários.
RESULTADOS:
A enquete “você acha que puberdade e adolescência são sinônimos?”, recebeu 110 respostas, sendo 24 “sim” e 86 “não”. Já na enquete “se você respondeu não anteriormente, sabe explicar a diferença?”, houve 82 respostas, 43 para “sim” e 39 para “não”. Isso sinaliza que 22% da amostra não conhece a diferença entre adolescência e puberdade e que 48% das pessoas que conhecem não sabem esclarecer a definição.
A pergunta “você conhece as causas da puberdade precoce?”, obteve 62 respostas, entre 24 para “sim” e 38 para “não”, indicando que 61% da amostra não tem conhecimento do assunto. No questionamento “o que você acha que influencia na puberdade precoce?”, houve 75 respostas, dentre elas, 77% estavam corretas, demonstrando um maior domínio do público nesse tópico.
CONCLUSÃO:
Dado o exposto, observa-se que o público alvo da LAMSA tem interagido e participado ativamente das publicações realizadas no Instagram da liga. Tendo em vista os resultados obtidos nas enquetes, nota-se que a audiência carecia de informações, demonstrando a importância dos posts informativos.
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