INTRODUÇÃO
Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica autoimune que acomete as articulações sinoviais e apresenta processos inflamatórios extra articulares. Olho seco (OS) é uma das manifestações da AR e é causado devido a uma produção lacrimal insuficiente e inflamação da superfície ocular.
OBJETIVO:
Relatar a relação da AR com OS embasando em dados com prevalência da atividade da doença e verificar as manifestações oftalmológicas de acordo com a gravidade da inflamação causada pela AR.
MÉTODO:
O presente estudo é uma revisão integrativa buscando artigos nas bases de dados como Scielo, PubMed e MEDLINE com os descritores ‘’Artrite reumatóide’’, ‘’Olho seco’’ e ‘’ceratoconjuntivite seca’’. Foram selecionados 3 mais relevantes e, como critérios de exclusão, publicações com mais de 5 anos.
RESULTADOS:
Um estudo apresentado pela Revista Brasileira de Oftalmologia examinou a prevalência de OS em 82 pacientes com AR. Nele mostrou que 47 (57,3%) apresentaram a doença. Outro estudo publicado no Arquivo Brasileiro de Oftalmologia estimou a prevalência de manifestações oculares em 198 prontuários de pacientes com AR. Foram encontrados 59 pacientes (29,8%) com queixa de secura ocular, destes 33 (16,1%) tinham OS. Neste também demonstrou que o OS está relacionado com uma AR mais grave e não com o tempo da doença e pode ser notada uma maior prevalência no sexo feminino. Além disso, outro achado foi que o OS não depende do tempo de duração gerado pela AR subjacente. Os dados fornecidos pelos artigos mostram que há uma alta prevalência de OS associados à AR independente do dano gerado pela doença.
CONCLUSÃO:
O paciente com AR apresenta uma disposição maior à manifestação de secura ocular. O OS esteve presente de maneira considerável nas pesquisas, chegando a bater 57% dos pacientes iniciais com AR. O OS nesses casos não podem ser explicados pelo tempo ou duração da AR e sim pela gravidade do quadro.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica