INTRODUÇÃO
A pandemia de COVID-19 instaurada em 2020 mudou as necessidades de gestão da saúde pública no Brasil. Sob tais parâmetros foi realizada uma pesquisa sobre mudanças imediatas nas necessidades de atendimento primário em saúde e como vidas poderiam ter sido salvas com uma abordagem mais técnica.
Este ensaio tem como objetivo constatar a necessidade de uma organização conjunta entre as esferas do governo no âmbito federal, estadual e municipal para assegurar o acesso à saúde aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde e mostrar as iniquidades no acesso durante a pandemia de COVID-19.
MÉTODO
Foi realizada uma estratégia sistemática utilizando de termos definidos previamente para a busca de artigos, notícias, relatos que pudessem orientar o encontro de informações pertinentes à gestão de suprimentos no Sistema Único de Saúde e no que a ineficácia desses sistemas implica aos usuários, a partir das referências coletadas foi feito um estudo para considerar os textos pertinentes ao trabalho. Para tanto foi utilizado o banco de dados Scielo, portal de notícias, dados informados pelo Ministério da Saúde e Fiocruz para a sustentação de bases técnicas e científicas.
RESULTADOS
Para a realização de um bom atendimento na área da saúde é essencial que o profissional conte com a qualidade de administração dos materiais. Ou seja, a qualidade do serviço não depende apenas da formação técnica, mas também da estrutura de apoio oferecida pela rede de saúde. Se o material necessário para apoiar a atividade do prestador de serviço não estiver presente ou for insuficiente e inadequado, o serviço fica comprometido. A qualidade de administração dos materiais depende de uma boa logística, que é definida como o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo eficiente. Na pandemia de COVID-19, a falta de uma logística adequada ao SUS trouxe consequências fatais para muitos pacientes. Constatam-se desafios na coordenação e organização da gestão em saúde no SUS.
CONCLUSÃO
As análises realizadas reforçam que é necessária uma gestão que seja capaz de olhar o fluxo de serviços do sistema de saúde como um todo. Com a pandemia de COVID-19, é essencial que ocorra um planejamento para evitar que situações como a falta de oxigênio em Manaus, se repitam.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica