INTRODUÇÃO:
A síndrome metabólica é um distúrbio de utilização e armazenamento de energia resultante do excesso de calorias na dieta e estilo de vida sedentário, desencadeando uma ampla gama de anormalidades metabólicas. Essas alterações tem sido associado à patogênese e prognóstico de vários tumores malignos.
OBJETIVO:
Este estudo tem como objetivo revisar a literatura sistematicamente, apresentando as principais evidências científicas acerca do possível aumento do risco de desenvolvimento de câncer por síndrome metabólica
MÉTODO:
Esta é uma revisão sistemática da literatura, baseada no método prisma com síntese de evidências científicas, fundamentada na pergunta norteadora "síndrome metabólica pode elevar o risco de desenvolvimento de câncer?”. A seleção dos artigos para revisão foi realizada no Medline, Embase, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Web of Science e Scielo, usando os seguintes descritores: câncer, tumor, riscos, síndrome metabólica, associação e desenvolvimento, sendo selecionados os artigos publicados de 1960-2021, disponíveis em inglês, espanhol ou português. cada artigo e suas respectivas referências foram obtidos na íntegra e analisados.
RESULTADOS:
Os resultados demonstram que pacientes diagnosticados com síndrome metabólica possuem maior tendência ao longo da vida de desenvolverem tumores malignos. O mal prognóstico nesses pacientes pode estar relacionado aos seus elevados IMC em que é associado na maioria das vezes a algum grau de obesidade e também ao desenvolvimento de resistência à insulina. Diversos tumores estão relacionados à síndrome metabólica, principalmente tumores do sistema gastrointestinal, em que se destaca o fígado, pâncreas e intestino grosso como os mais afetados. A esteatose hepática, desregulação glicêmica e o consumo e excreção exagerada de gordura se correlaciona com os principais tipos de cânceres citados.
CONCLUSÃO:
A síndrome metabólica está relacionada à elevação do risco de cânceres comuns, além de que determinados tipos de câncer possuem uma elevação variada de risco, a qual depende de população, sexo, idade e definições de síndrome metabólica.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica