Benefícios Da Introdução Do Ensino De Primeiros Socorros Nas Escolas

  • Autor
  • Agda Lorena de Souza Oliveira
  • Co-autores
  • Maria Carolini Candida Pires , Patricia Curi , Carolina Batista Gonzaga , Isadora Braga Garcia Nunes
  • Resumo
  •  

    Título: Benefícios Da Introdução Do Ensino De Primeiros Socorros Nas Escolas

    INTRODUÇÃO:

    No ambiente escolar, os acidentes são constantes e a falta de conhecimento em primeiros socorros ocasiona sequelas e até mortes. As 2 primeiras horas após o acidente são importantes para a sobrevivência da vítima, por isso os benefícios desse curso vão muito além de aprimorar conhecimentos.

    OBJETIVO:

    Avaliar os benefícios do ensino de primeiros socorros nas escolas, uma vez que os alunos podem se deparar com diversas situações de emergência no cotidiano em que a prática de primeiros socorros poderá evitar problemas com manipulação incorreta da vítima.

    MÉTODO:

    Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir das produções cientificas contidas na Biblioteca Virtual Scielo, na base de dados PubMed e Google Acadêmico que utilizou os descritores “primeiros socorros nas escolas”, “educação em saúde”, “primeiros socorros no ensino fundamental” e “prevenção de acidentes e primeiros socorros”. Após a leitura foram selecionados 14 artigos publicados no período entre 2008 a 2017. Exclui-se revisão de literatura e estudo caso.

    RESULTADOS:

    A importância dos primeiros socorros consiste em conhecimentos simples que podem evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. De acordo com um estudo feito em Itaperuna-RJ em 2013, com 36 alunos da faixa etária de 13 a 19 anos, apontou que em situação de obstrução de vias aéreas, apenas 53% dos participantes teriam uma conduta correta ao interferir, 56% errariam na conduta diante de uma perfuração com arma branca e 66% dos alunos errariam em situações de intoxicações. Além disso, um estudo feito em alunos de uma escola pública em Campinas-SP sobre reconhecer e prestar primeiros socorros, observou o aproveitamento de menos da metade do esperado, na pré intervenção de aulas teórico-práticas e pós intervenção, que por sua vez obteve aproveitamento superior a dois terços do total.

    CONCLUSÃO:

    Portanto, evidencia-se que a introdução do ensino de primeiros socorros nas escolas demonstra alunos preparados a prestarem serviço em situações de emergências. Logo, sugere-se a implementação do ensino de primeiros socorros nas escolas para preparar os alunos a essas situações adversas cotidianas.

    Palavras-chave:

    Primeiros Socorros.

     

  • Palavras-chave
  • Primeiros Socorros.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Revisão de literatura
Voltar Download
  • Relato de caso ou de experiência
  • Estudo original
  • Revisão de literatura
  • Estudo original
  • Revisão de literatura
  • Estudo epidemiológico
  • Relato de caso
  • Relato de experiência
  • Avaliação pré clínica
  • Avaliação clínica

Comissão Organizadora

Comissão CIS

Comissão Científica