A Importância Da Equipe De Saúde Da Família No Combate À Violência Intrafamiliar Contra A Mulher
INTRODUÇÃO:
A violência intrafamiliar contra a mulher é multifatorial, afeta o bem estar biopsicossocial da vítima e gera um problema de saúde pública. Assim, a Equipe de Saúde da Família (ESF) é essencial para combatê-la devido à criação de vínculo, à continuidade do trabalho e à integralidade da assistência.
OBJETIVO:
Demonstrar a importância da Equipe de Saúde da Família (ESF) no combate à violência intrafamiliar contra a mulher.
MÉTODO:
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados 20 artigos originais, em inglês ou português, publicados entre 2010 a 2020 e que abordam a temática do presente estudo. As buscas foram realizadas nas plataformas PubMed, Lilacs e SciELO, por meio dos descritores em ciências da saúde (DeCS): "Violência contra a Mulher"; "Atenção Primária à Saúde"; "Assistência Integral à Saúde".
RESULTADOS:
A atenção básica é a porta de entrada do sistema de saúde e possibilita a articulação com outros níveis de atenção. Assim, a ESF faz a estratificação dos agravos em saúde, dentre eles: a violência intrafamiliar contra a mulher; sendo que, entre as usuárias da Unidade Básica de Saúde, 34,5% enfrentaram alguma violência pelo parceiro. A ESF combate esse tipo de violência por meio da integralidade da assistência, abordando aspectos físicos e psicológicos gerados pelo ato. Ademais, a continuidade do trabalho possibilita um ambiente de escuta à mulher que garante privacidade e criação de vínculo para expor os fatos. Assim, a ESF propõe estratégias individualizadas de enfrentamento ao problema, possibilita educação em saúde e reflexão sobre igualdade de gêneros, abrangendo a mulher e a família.
CONCLUSÃO:
Percebe-se a importância da ESF no combate à violência intrafamiliar contra a mulher. Os profissionais precisam ser capacitados, desde a formação acadêmica, para a identificação e manejo. Apenas assim, ocorrerá a visibilidade problemática e a criação de políticas públicas de enfrentamento.
Palavras-chave:
Violência. Atenção Primária à Saúde.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica