INTRODUÇÃO:
Segundo o GLOBAL TUBERCULOSIS REPORT, 2020, a tuberculose (TB) é uma doença transmissível que é uma das principais causas de problema de saúde, uma das 10 principais causas de morte em todo mundo e a principal causa de morte por um único agente infeccioso.
OBJETIVO:
O presente estudo tem por objetivo apresentar a incidência de tuberculose na infância e adolescência na faixa etária de 0 a 19 anos por regiões brasileiras, através de uma análise epidemiológica, entre os anos de 2009 a 2019.
MÉTODO:
Trata-se de um estudo observacional, predominantemente descritivo, de abordagem quantitativa, com dados sobre a taxa de incidência de TB em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos nas cinco regiões do Brasil. Os dados do perfil epidemiológico da Tuberculose em Rondônia foram obtidos por meio do Departamento de Informática do SUS – DATASUS, relativos ao período de 2009 a 2019. Para a coleta de dados foram analisadas variáveis como: Região de residência, ano de diagnóstico, casos confirmados, período disponível, faixa etária, sexo, raça/cor, zona de residência, testagem de HIV, percentual de cura, abandono de tratamento, óbito por TB.
RESULTADOS:
Foram identificados 74.718 casos de Tuberculose (TB) em crianças e adolescentes nas cinco regiões brasileiras, no período de 2009 a 2019.O maior registro de casos de TB foi na região Sudeste com 33.270 casos (44,53%). Houve predomínio do masculino em todas as regiões com (55,67%). A zona de residência prevalente foi a urbana (66,76%), já raça/cor, destacou-se a parda (47,83%) exceto a região Sul. Quanto a testagem do HIV identificou que 3,07% da amostra teve resultado positivo. Quanto a faixa etária, destacou-se entre 15 a 19 anos (68,05%). Em relação à situação de encerramento, observou um percentual de cura com (78,38%), abandono de tratamento (9,64%), e a taxa de óbito por TB total foi de 1,02%.
CONCLUSÃO:
O presente estudo auxilia no entendimento acerca do perfil epidemiológico dessa patologia por região do Brasil, em crianças e adolescente na faixa etária de 0 a 19 anos, representando um instrumento de extrema importância para pesquisadores e órgãos públicos para prevenção e combate da tuberculose.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica