Consequências da Pandemia do Covid 19 Para Jovens Com Possível Diagnostico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

  • Autor
  • Bruno Carrijo Ramos
  • Co-autores
  • Ingridy Maria Oliveira Ferreira , Jhenifer de Almeida Filho , Luiza Rabelo Queiroz , Alexandre Sampaio Rodrigues Pereira
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO:

    O mundo sofre com os efeitos da pandemia pelo coronavírus, sendo um deles a exigência de adaptação psicológica, social e neurobiológica por parte dos jovens. O modelo de ensino remoto é uma forma a qual exigiu adaptação e que agravou os casos de TDAH.

     

    OBJETIVO

    O objetivo deste trabalho é relacionar as repercussões da pandemia do COVID 19 para os jovens com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, relacionados ao novo método de ensino remoto implantado durante esse período. 

     

    MÉTODO

    Foi realizada uma revisão de literatura com artigos pesquisados no PubMed através dos descritores (“Covid 19 and ADHD") e palavra-chave ( "child") foram encontrados 6. Como critério de inclusão, artigos publicados na íntegra, nos idiomas inglês e francês, entre os anos de 2020 e 2021. E critérios de exclusão, artigos que não estivessem relacionados com a temática pesquisada.  Assim, foram selecionados 4 artigos que versavam sobre o tema em pauta. 

     

    RESULTADOS

    Durante a pandemia do novo Coronavírus, as modalidades de educação se alteraram radicalmente, em que foi adotada a metodologia online. Nesse contexto, percebeu-se que jovens de 10 a 18 anos tiveram a exacerbação de seus sintomas ou sua identificação  referentes ao TDAH, proporcionalmente ao tempo de tela, associado a irritabilidade excessiva, menos tempo de sono e desenvolvimento de outros distúrbios comportamentais adjacentes, como por exemplo ansiedade. Olhando por outros viés, foram também constatados efeitos positivos visto que melhorou a atenção parental para as características dos filhos e auto-estima desses jovens, pois foi alegado melhor desempenho devido adequação às grades horários mais complacentes com o seu aprendizado e menos exposição negativa por parte dos colegas de classe. 

     

    CONCLUSÃO

    Observou-se escassez na temática e diante do cenário atual, percebeu-se a necessidade de profissionais capacitados a fim de possibilitar um diagnóstico precoce pelos médicos. Sugere-se novos estudos sobre o tema no intuito de implementarmos práticas terapêuticas proveitosas para os jovens com TDAH.

     

  • Palavras-chave
  • Covid 19, ADHD, Criança, Adolescente
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