As Consequências do Aumento do Tempo de Tela pelos Adolescentes no Contexto da Pandemia da Covid-19: Uma Revisão Sistemática.

  • Autor
  • Andrielly Fernanda Silva da Cruz
  • Co-autores
  • Juliana Camila Bezerra de Souza , Maria Eduarda Nunes de Figueiredo Medeiros , Maria Eduarda Vieira de Moura Melo , Raphaella Amanda Maria Leite Fernandes
  • Resumo
  • As Consequências do Aumento do Tempo de Tela pelos Adolescentes no Contexto da Pandemia da Covid-19: Uma Revisão Sistemática.

    INTRODUÇÃO: A pandemia da covid-19 provocou restrições sociais amplas devido ao alto grau de disseminação. Assim, as atividades virtuais tornaram-se realidade principalmente entre os adolescentes. Contudo, isso ocasionou o aumento do tempo de tela e em consequências sociais, mentais e cognitivas importantes.  OBJETIVORealizar uma revisão sistemática apontando as consequências do aumento do tempo de tela no contexto da pandemia da covid-19. MÉTODO: Foi realizada uma revisão sistemática a partir de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados da BVS e Scielo. Os descritores usados foram pesquisados no DECS, sendo eles: "Screen time", "Mental Health", "Adolescents" e "Covid-19" o que resultou em 53 artigos. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, restaram 28 artigos que foram selecionados para o seguinte estudo. Para a inclusão, as obras precisavam ser artigos completos, publicados no ano entre 2020 e 2021, redigidos em inglês ou portugues. Como critérios de exclusão, tem-se artigos duplicados ou que não possuíam disponibilidade virtual gratuita, bem como fuga do tema ou dos objetivos abordados. RESULTADOS: Dos 28 artigos analisados, todos explicitam oaumento do tempo de tela dos indivíduos em contexto de pandemia. A maioria reflete os pontos negativos desse aumento do uso tecnológicos, como irritabilidade, ansiedade e padrão irregular de sono. Apesar disso, alguns enfatizam a importância da tela no contexto de pandemia, uma vez que se torna alternativa para acompanhamento psicológico on-line, aulas e até mesmo prática de atividades físicas remotas. Diante disso, foram observadas sugestões para minimizar os impactos negativos desse contexto, como uma intervenção dos pais sobre o limite de tempo que os filhos devem utilizar aparelhos digitais, orientação aos pais sobre os malefícios do aumento do tempo de tela e o incentivo de atividades físicas. CONCLUSÃO: As evidências demonstram que a pandemia da covid-19 expandiu o tempo de tela dos adolescentes. Apesar da tecnologia permitir a continuidade da educação e dos serviços em saúde, os impactos negativos como a irritabilidade e a ansiedade revelam a importância do controle dessa atividade.   

    Palavras-chave:

    Tempo de Tela. Saúde Mental. Adolescentes. Covid-19.

  • Palavras-chave
  • Screen time. Mental Health. Adolescents. Covid-19.
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