O Uso de Nootrópicos entre Estudantes Universitários: Uma Revisão de Literatura
Introdução: O aprimoramento cognitivo refere-se ao uso de medicamentos, conhecidos como nootrópicos, voltados para pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por estudantes universitários saudáveis a fim de melhorar as suas funções cognitivas, como memória, concentração e atenção.
Objetivos: O presente estudo tem como objetivo elucidar os principais motivos que levam os estudantes universitários a fazerem o uso de nootrópicos (“smart drugs”) e as consequências dessa utilização.
Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão de literatura feita através do levantamento bibliográfico de artigos científicos sobre a relação entre os motivos e o uso de nootrópicos por estudantes universitários e suas consequências encontrados nas bases de dados eletrônicos PubMed, LILACS e MEDLINE. Dentre as literaturas encontradas sobre a temática escolhida, para compor o desenvolvimento desse estudo foram selecionados 6 artigos nacionais e internacionais e publicados entre 2016 e 2021.
Resultados: Os estudos analisados verificaram que o principal motivo para o uso de nootrópicos entre os estudantes universitários é o neuroaprimoramento proporcionado por essas drogas, visando obter tanto melhor performance acadêmica quanto destaque na competição presente no ambiente educacional, por meio do aumento da concentração, capacidade de aprendizado e diminuição do tempo de sono. Ademais, relata-se também a sua utilização para fins recreativos. Para isso, observa-se a influência de amigos e familiares, atrelada ao fácil acesso à droga, visto que muitos adquirem os fármacos sem prescrição médica. Além disso, como consequência, os estudos verificaram a relação entre o uso de nootrópicos e problemas cardiovasculares, alterações de humor, problemas no sono e chances de desenvolver o vício.
Conclusão: Verifica-se, portanto, a correlação entre o uso de nootrópicos e o aprimoramento cognitivo buscado por estudantes universitários saudáveis. Sendo assim, tendo em vista os motivos e os riscos da sua utilização, são necessários mais estudos e pesquisas para entender e contornar esse cenário.
Palavras-chave: Nootropicos. Estudante. Motivação
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica