INTRODUÇÃO:
Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) são serviços vinculados a um Banco de Leite Humano (BLH). Executam atividades de coleta do leite de nutrizes cujos filhos estejam internados nas Unidades de Terapia Intensiva e também enviam ao BLH para ser processado.
OBJETIVO:
Analisar a contribuição do volume de LH fornecido por um PCLH.
MÉTODO:
Foram analisados dados de domínio público, do BLH e PCLH da cidade de Araçatuba-SP, disponíveis no site da Rede Global de Bancos de Leite Humano. As variáveis foram volume total de LH coletado no PCLH e no BLH e o volume de LH transferido pelo PCLH, em litros, e número de doadoras durante o ano de 2020. Os dados foram observados através frequência (porcentagem), sendo verificada a contribuição do LH transferido pelo PCLH em comparação com o total coletado no BLH.
RESULTADOS:
O PCLH captou 525,8 litros de LH. Destes, 324 litros (61,6%) foram destinados para doação direta da mãe para o próprio filho internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. O restante, 201,8 litros (38,3%) foram transferidos ao BLH para processamento e posterior distribuição. O BLH coletou no ano de 2020 um total de 1605 litros de LH. A transferência realizada pelo PCLH, do LH de 422 doadoras representou 12,5% do LH total captado pelo BLH.
CONCLUSÃO:
Foi expressiva a contribuição do PCLH no intuito de elevar a quantidade de LH coletado no BLH de Araçatuba, o que reforça a importância que seja incentivada a criação de mais PCLH, afim de otimizar a oferta de LH para as UTIs Neonatais.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica