INTRODUÇÃO:
A Residência Médica (RM) é uma modalidade de ensino na forma de especialização em instituições de saúde. O déficit de vagas no Brasil e a concorrência têm sido responsáveis pelo início de preparação para RM nos primeiros anos da faculdade, realizando estratégias que promovam melhores resultados.
OBJETIVO:
O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de uma liga acadêmica de Medicina de Emergência ao utilizar o método de resolução de questões de Residência Médica, a fim de melhorar a performance dos estudantes frente a esse período preparatório.
MÉTODO:
A Liga Baiana de Emergências da Universidade Salvador elaborou a Sessão Simulado (SS) como uma atividade quinzenal, cujo objetivo era a resolução e discussão didática das questões de RM, utilizando como recurso a apresentação de slides. As sessões eram ministradas por 3 ligantes definidos por sorteio, responsáveis pela seleção de 12 questões de assuntos já abordados pela Liga. As questões eram enviadas com 05 dias de antecedência para o resto do grupo através de um formulário on-line, que deveria ser respondido por todos até o dia da sessão. Além disso, os ligantes criaram flashcards de cada assunto para publicação no Instagram, a fim de auxiliar no aprendizado e memorização do conteúdo.
RESULTADOS:
Numa tentativa interna de familiarizar os ligantes com o estilo de questão de RM, para garantir resultados futuros, os mesmos foram estimulados a estudar, aprimorar o raciocínio clínico e desenvolver habilidades para resolução, como reconhecimento de padrões nos assuntos mais abordados em cada especialidade médica e nas diferentes regiões do país.
Dessa forma, a SS se mostrou enriquecedor para todos, uma vez que despertou no grupo discussões pertinentes, sempre com feedback positivo. Além disso, estimulou a adoção das questões para além do projeto, aumentando o aproveitamento dos assuntos abordados pela Liga. Por fim, também foi observado que a SS trouxe um maior estímulo no período de Ensino Remoto, onde a maior dificuldade se encontra na adesão dos estudantes aos encontros online.
CONCLUSÃO:
Nesse contexto, a necessidade de inovação frente ao período preparatório mostra-se urgente e inevitável, sendo de suma importância a utilização de estratégias eficazes para melhorar o rendimento do estudante, e garantir assim resultados futuros positivos.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica