Relato Sobre a Elaboração e Aplicação de Roteiro Prático de Exame Físico Baseado em Evidência Durante a Pandemia

  • Autor
  • Carolinne Lisboa Silva
  • Co-autores
  • Iasmim Melo Lopes Rezende , Yasmin Ferrari Tomasoni , Marina dos Santos Menezes , Lorma Stray Nogueira de Lima
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO:

    A formação médica decorre da articulação entre ciência, habilidades e atitudes profissionais, assim as metodologias ativas de ensino estimularam a criação de um roteiro de semiotécnica cardiovascular baseado em evidência que sofreu os impactos da atual pandemia ensejando consequências educativas.

    OBJETIVO:

    Relatar a experiência de acadêmicas de medicina sobre o desenvolvimento e aplicação de roteiro de exame físico cardiovascular baseado em evidência científica em faculdade que adota metodologia ativa de ensino e o impacto que o presente cenário pandêmico exerce sobre a aprendizagem.

    MÉTODO:

    Estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência no desenvolvimento e aplicabilidade de roteiro de exame físico cardiovascular baseado em evidência durante o período de fevereiro de 2020 a maio de 2021. Cumpriram-se com as seguintes etapas: idealização do roteiro, reunindo informações e parâmetros importantes, bem como pesquisas aprofundadas nas literaturas de referência médica buscando embasamento para os exames físicos, achados semiológicos e patológicos; estruturação do roteiro no qual o conteúdo foi completamente desenvolvido pelas discentes, da escrita até a estruturação e finalização; implantação e aplicação na prática, em ambiente hospitalar e ambulatorial.

    RESULTADOS:

    Na tentativa de sistematização e completude do saber das médicas em formação, foi desenvolvido o roteiro de semiotécnica cardiovascular baseado em evidência durante o período pandêmico, momento em que houve alta mobilização das discentes no que tange às pesquisas, devido a disponibilidade de tempo com a ausência de aulas práticas. Entretanto, ao findar do momento epistemológico, era necessário aplicar o mesmo na prática hospitalar e ambulatorial para verificar sua utilidade e real finalidade. Porém, a crise educacional pandêmica oportunizou pouquíssimo tempo de atividades práticas e o conteúdo do roteiro foi infimamente utilizado, restringindo a maior verificação da técnica médica elencada, bem como a sedimentação do conteúdo.

    CONCLUSÃO:

    O ensino tornou-se rapidamente dissonante com a metodologia ativa de aprendizado cujas adaptações prejudicaram as atividades práticas. Assim, o desenvolvimento do roteiro foi benéfico teoricamente, na prática foi pouco aplicado devido a pandemia, obstaculizando a preparação médica atual.

    Palavras-chave:

    Exame Físico. Ensino. Aprendizagem. Pandemia.

     

     

  • Palavras-chave
  • Exame Físico. Ensino. Aprendizagem. Pandemia.
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