INTRODUÇÃO:
A dor cervical pode estar relacionada ao estilo de vida. Assim, a prescrição de exercícios é imprescindível na analgesia para ter a estabilidade com sistemas ativo, passivo e neural. A telemedicina vem para assegurar essas e outras necessidades por meio da tecnologia de comunicação.
OBJETIVO:
Realizar uma revisão de literatura sobre o alivio da dor cervical com a utilização da telemedicina.
MÉTODO:
Foi realizada uma revisão de literatura, durante o mês de Maio de 2021, nas bases de dados Pubmed, Scielo e Lilacs, cuja busca foi sem limite temporal, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, por meio das palavras-chave: Neck pain e telemedicine. Por meio das estratégias de busca, foram encontrados artigos que apresentassem informações relacionadas à temática central desta pesquisa. Além disso, foram incluídos apenas estudos observacionais e experimentais que tratassem da temática em estudo e excluídos os que eram relacionados às crianças, câncer e cirurgia.
RESULTADOS:
Foram selecionados 39 artigos na base de dados Pubmed, um na Lilacs e um na Scielo. Após exclusão dos artigos duplicados, foi realizada a leitura de título e resumo resultando na seleção de nove artigos. As evidências abordadas nos artigos apontam para o bom uso da telemedicina, que pode ser uma ferramenta para avaliação e o manejo da dor cervical. Pacientes com níveis moderados de dor tendem a evitar atividades sociais e físicas e o atendimento via telemedicina auxiliou nessa percepção de auto cuidado e a flexibilizar o horário de realizar os exercícios. Houve relatos sobre a surpresa na facilidade do uso de tecnologias para o benefício clínico e a satisfação por obterem o alívio da dor, além da eficiência descrita pelos terapeutas, que diminuíram tempo de viagem e custo para consultas.
CONCLUSÃO:
A revisão trouxe a importância da implementação da telemedicina com satisfação melhora da dor cervical do paciente, além da solução econômica. É importante ressaltar a maior adesão dos pacientes devido a flexibilização de horários e facilidade no usa das tecnologias no tratamento e alívio da dor.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica