INTRODUÇÃO
Creatina é uma das substâncias mais populares entre atletas e fisiculturistas mundialmente, devido à melhora do desempenho e ao ganho muscular. Nesse sentido, o rim desempenha função de excreção de substâncias, sendo passível de complicações frente ao alto consumo de suplementos.
OBJETIVO
Elucidar os efeitos renais da suplementação de creatina por atletas, bem como a razão pela qual esse suplemento é tratado como prioridade por indivíduos que visam a alta performance.
MÉTODO
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura feita nas plataformas: PubMed e ScienceDirect. Para seleção dos artigos foram utilizados os descritores: creatine, kidney e athletes, combinados com o operador booleano AND. Os critérios de inclusão foram artigos produzidos nos últimos 5 anos; estudos feitos em humanos; artigos que relacionem o uso da creatina e seus efeitos renais e o uso da creatina por atletas. Os critérios de exclusão foram artigos que não atenderam ao recorte de análise; pesquisas feitas em animais; efeitos da creatina em outros órgãos e a combinação dessa com outros suplementos.
RESULTADOS
Foram encontrados 358 artigos que tratavam sobre os efeitos renais da creatina nos atletas. Destes, 325 na Science Direct e 33 na plataforma PubMed. Após a análise dos resumos, palavras-chave e leitura completa, foram selecionados 13 artigos, sendo 10 da Science Direct e 3 da PubMed, não houve duplicatas. Para a Science Direct, 80% evidenciaram melhora do desempenho, com consequente hipertrofia muscular; 20% indicaram que a suplementação de creatina não induz dano renal nas quantidades adequadas e 30% relacionaram a depuração da creatina com a função renal, pela estimativa da taxa de filtração glomerular. Para a PubMed, 33,3% estimulavam o não uso de creatina por atletas com doença renal preexistente e 66,6% solidificaram a infinidade de benefícios ergogênicos.
CONCLUSÃO
Creatina é amplamente utilizada por atletas e por fisiculturistas, tendo em vista a sua relação com a melhora de performance e consequente ganho muscular. No entanto, a superdosagem pode levar a complicações renais, com dano glomerular, o que afeta negativamente a depuração da creatina.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica