INTRODUÇÃO:
A alta permanência de dias nas unidades de terapia intensiva (UTI), aumentam a gravidade das repercussões sistêmicas pós internação e a chance de desenvolvimento da síndrome pós-cuidados intensivos (PICS). A mobilização precoce(MP) é, portanto, de extrema importância, tendo em vista seus benefícios.
OBJETIVO:
Identificar e analisar os critérios que influenciam a interrupção ou limitação da mobilização precoce nas unidades de terapia intensiva adulto.
MÉTODO:
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com base nos dados da PUBMED, LIBRARY COCHRANE, SciELO e BVS, com os descritores: Deambulação precoce; Deambulação; Respiração artificial; Exercício físico e Reabilitação, utilizando-se o operador booleano AND. Para os critérios de inclusão, filtrou-se: texto disponível, idioma português e inglês publicados nos últimos 7 anos, destes foram excluídos estudos de revisão, monografias, dissertações, teses, anais, capítulos, livros e opiniões de especialistas. A escolha dos artigos foi realizada em três etapas, sendo a primeira a leitura dos títulos e separação dos temas, a segunda se deu pela leitura dos resumos e a terceira a análise na integra do artigo.
RESULTADOS:
Foram incluídos 6 artigos nessa revisão. Os critérios modificáveis que influenciam à MP incluem o atraso no reconhecimento de pacientes aptos a iniciarem e progredirem a terapia, limitação de mobilidade pelos dispositivos anexados no indivíduo, sedação e carga horária de trabalho insuficiente dos profissionais. Dentre os fatores relacionados ao quadro clínico, evidenciou-se a fraqueza muscular e a instabilidade cardiovascular como mais frequentes. Nessa perspectiva, um estudo canadense com 194 médicos e 134 fisioterapeutas, detectou que 186(59,8%) dos profissionais não tinham conhecimento ou treinamento suficiente para mobilizar pacientes em ventilação mecânica. Vale salientar que a mobilização fora do leito versus a permanência no leito não se associou a maior frequência de complicações.
CONCLUSÃO:
Os principais critérios relacionados à interrupção ou limitação da MP na UTI adulto incluem instabilidade cardiovascular, fraqueza muscular, sedação, delirium, ausência de recursos técnicos, carga horária, número de profissionais insuficiente e incapacitação da equipe multiprofissional.
Palavras-chave:
Deambulação Precoce. Deambulação. Respiração artificial. Exercício físico. Reabilitação.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica