INTRODUÇÃO
O sistema nervoso continua a se desenvolver após o nascimento, e depende de fatores como relações interpessoais, interação com a mãe, tipo de alimentação. A população mundial precisou reformular rotinas e hábitos devido à COVID-19, sendo o isolamento social a medida mais amplamente adotada.
OBJETIVO
Considerando que a infância é um período crítico do desenvolvimento humano e que a pandemia acarretou mudanças profundas na rotina em todo o mundo, objetivou-se com esse estudo elencar impactos do contexto do isolamento social sobre a saúde mental de crianças.
MÉTODO
Este estudo refere-se a uma revisão sistemática da literatura feita na plataforma PUBMED. Para a seleção dos artigos foram utilizados os descritores: COVID-19, Social Isolation, Child Development, combinados com o operador booleano AND. Os critérios de inclusão foram artigos científicos, publicados em inglês, gratuitos, completos e produzidos nos últimos 5 anos. Conforme o critério de exclusão, foram retirados artigos cuja temática desviava do objetivo do presente estudo, e os artigos de revisão. Ao combinar os descritores no PUBMED, foram encontrados 39 artigos, dos quais, 14 foram para avaliação dos resumos, e 3 atenderam aos critérios dessa revisão.
RESULTADOS
Apesar de serem escassos os textos científicos que abordam a temática, destacou-se que, no cenário pandêmico da COVID-19, além dos efeitos da doença em si, as medidas de isolamento para conter sua disseminação também afetam preocupantemente o desenvolvimento infantil. Notou-se que as crianças, privadas de suas atividades habituais fora de casa e do contato com pessoas, aumentam o uso de entretenimento online, ficam mais inseguras e irritadas. Sofrem as mudanças impostas pela situação alterando padrões alimentares, de sono, de peso, e de humor. Para além, há ocorrência de quadros de ansiedade e depressão. Esse contexto evidencia o comprometimento da saúde mental e do desenvolvimento social numa etapa crucial da vida humana: a infância.
CONCLUSÃO
O isolamento social destacou-se como fator relevante para o comprometimento do desenvolvimento infantil na pandemia. Os impactos na saúde mental de crianças mostraram-se multifacetados, abrangendo aspectos comportamentais alimentares, de sono, de humor, além dos psicológicos: ansiedade e depressão.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica