INTRODUÇÃO
A leucemia é uma doença hematológica e maligna, relacionada a uma hiperprodução de leucócitos imaturos ou anormais que suprime sua produção adequada. Entre todos os tipos de câncer, leucêmicos ou não, a Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) é o mais prevalente em pacientes pediátricos.
OBJETIVO:
Delinear o perfil de internações por leucemia em pacientes pediátricos de até quatro anos de idade, no estado da Bahia, no período temporal de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2021.
MÉTODO:
Estudo epidemiológico, transversal, retrospectivo e descritivo, baseado em informações disponíveis no Departamento de Informática do Sistema único de Saúde (DATASUS), de acordo com a categoria de morbidade pela Classificação Internacional de Doenças número 10 (CID-10), no período correspondente de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2021, nas faixas etárias de menores que 1 ano e de 1 a 4 anos de idade, no estado da Bahia. A análise descritiva do estudo foi realizada analisando as variáveis número de internações, quantidade de óbitos, taxa de mortalidade geral e custo médio por internação, com o auxílio do software Microsoft Office Excel®.
RESULTADOS:
No período foram registradas 2881 internações, sendo 93,17% em crianças entre 1 e 4 anos de idade, o que pode estar associado a maior facilidade do reconhecimento de sinais e sintomas associados à leucemia, somado a elevada incidência de LLA nessa faixa etária. O custo médio das internações, por paciente, foi 56,48% mais elevado para crianças menores de 1 ano, o que pode ser justificado pela necessidade de cuidados prolongados, em virtude da fragilidade metabólica e imunológica. Contabilizou-se um total de 62 óbitos por leucemia em menores de 4 anos, sendo 17,74% óbitos de menores de 1 ano, e 82,26% na faixa etária de 1 a 4 anos, podendo estar associado a maior prevalência da doença nessa faixa etária. A taxa de mortalidade dessas faixas etárias agrupadas foi de 2,15%.
CONCLUSÃO:
Há grande relevância em monitorar a morbidade e o custo médio de internação de pacientes com leucemia pediátrica, uma vez que a análise desses dados, bem como de seus desdobramentos, permite a adequação da infraestrutura e do financiamento do sistema de saúde.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica