INTRODUÇÃO:
Os transtornos mentais são padrões psicocomportamentais que impactam de forma negativa na vida dos indivíduos, e ao longo dos anos, vem ganhando destaque na população infanto-juvenil. Assim, faz-se necessário a assistência por uma equipe multidisciplinar, objetivando a promoção da qualidade de vida.
OBJETIVO:
Analisar a importância e os desafios da equipe multiprofissional no acompanhamento de crianças e adolescentes com transtornos mentais.
MÉTODO:
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir da análise de 20 artigos originais. Para a busca, foram utilizados os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS): “Transtornos Mentais”, “Transtorno Bipolar”, “Crianças”, “Adolescentes”, “Equidade de Assistência ao Paciente” e “Equidade Multiprofissional”, sendo esses combinados por meio dos operadores booleanos “and” e “or”. Foram selecionados os artigos publicados entre os anos de 2011 a 2021, redigidos na língua portuguesa e inglesa, que abordaram o tema, sendo excluído aqueles não apresentaram resultados satisfatórios. As bases de dados utilizadas para o estudo foram: Google Acadêmico, PubMed e SciELO.
RESULTADOS:
O acompanhamento das crianças e adolescentes envolve diferentes níveis de assistência dentro da equipe multiprofissional e tem como benefícios tratamentos humanizados e desenvolvimento biopsicossocial do paciente. Entretanto, a equipe enfrenta inúmeros obstáculos, como o preparo profissional inadequado para lidar com as individualidades do paciente e do meio familiar, a falta de habilidades interpessoais interferindo na integralidade do atendimento e a desestruturação física e quantitativa de profissionais limitando a composição da equipe. Outro impasse é a dificuldade na inclusão da família como rede de apoio e instrumento de cuidado. Todos esses fatores geram um sentimento de insegurança e incapacidade.
CONCLUSÃO:
Os desafios enfrentados pela equipe multiprofissional evidencia a importância do seu papel no cuidado integral de crianças e adolescentes com transtornos mentais. É necessário a preparação adequada da equipe por meio do apoio matricial e inclusão de outros profissionais, como músico e ecoterapeuta.
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