Aspectos Farmacológicos Dos Benzodiazepínicos No Tratamento Da Ansiedade
INTRODUÇÃO
Os benzodiazepínicos são utilizados para o controle da ansiedade, além de apresentarem propriedades sedativa e hipnótica resultantes da facilitação da ação do neurotransmissor inibitório GABA e, consequentemente, a hiperpolarização celular pelo aumento do influxo de Cl-.
OBJETIVO
A presente revisão da literatura tem como objetivo abordar os aspectos farmacológicos dos benzodiazepínicos, evidenciando sua farmacocinética e seu mecanismo de ação no tratamento da ansiedade.
MÉTODO
Foi realizada uma revisão não sistemática sobre os aspectos farmacológicos dos benzodiazepínicos no tratamento da ansiedade. Para isso, realizou-se uma busca de dados em evidencias científicas utilizando-se o índice permuta no DeCS, onde foram encontradas as palavras chaves “Receptores GABA-A”, “Ansiedade” e “Ansiolíticos”, as quais foram fundamentais durante a coleta de dados no SciELO, no PUBMED e no LILACS.
RESULTADOS
Os Benzodiazepínicos são bem absorvidos oralmente e atingem a concentração plasmática máxima em um curto período de tempo, sendo usados em situações em que o paciente não consegue esperar pela ação de outros fármacos. Essa classe tem como alvo de ação o receptor GABAA no qual se ligam juntamente com o neurotransmissor inibitório GABA e promovem o aumento da frequência de abertura de canais para Cl-. Ao permitir o influxo de Cl- para dentro da célula ocorre a hiperpolarização que reduz a condução dos estímulos e impede a geração de novos potenciais de ação, contribuindo para o controle da ansiedade. É importante mencionar que ao descontinuar a droga após 4 semanas de tratamento, a retirada deve ser feita de forma gradual para evitar o efeito de ansiedade rebote e o sofrimento do indivíduo.
CONCLUSÃO
Conclui-se, portanto que os Benzodiazepínicos são medicamentos que atuam como moduladores alostéricos positivos do receptor GABAA ao aumentar a frequência de abertura dos canais para cloreto, deixando o interior da membrana plasmática mais negativa e a célula menos responsiva.
Palavras-chave:
Receptores GABA-a. Ansiolítico. Ansiedade.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica