INTRODUÇÃO
Na emergência, o procedimento padronizado é essencial para reconhecer situações, iniciar manobras que contribuam e abster-se de condutas que prejudiquem. A falta de conhecimento da população acarreta problemas evitáveis, o que justificaria a necessidade do ensino de primeiros socorros na comunidade.
OBJETIVO:
O objetivo deste estudo foi identificar a importância e o potencial da inclusão do ensino de primeiros socorros como fator decisivo na redução da morbimortalidade por acidentes.
MÉTODO:
Trata-se de uma revisão literária, que utilizou como estratégia de seleção de artigos a busca online nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Scholar com as palavras chave “primeiros socorros” e “educação em saúde”. Após a leitura dos títulos de todos os artigos encontrados, excluiu-se aqueles que não abordavam o assunto. Foram selecionados e analisados 10 artigos, publicados nos últimos 11 anos em português, inglês e espanhol.
RESULTADOS:
Estudos mostram que os conhecimentos acerca dos primeiros socorros ainda são muito restritos a profissionais da saúde. Ao visualizar a realidade em que vivemos, onde nem sempre os primeiros socorros especializados conseguem chegar à vítima em tempo hábil para recuperar a vida ou minimizar os agravos à saúde, torna-se notória a importância da acessibilidade do público leigo a esses ensinamentos. É comprovado que indivíduos que recebem os primeiros socorros de um leigo com capacitação nas primeiras horas após um acidente, têm quatro vezes mais chance de sobreviver do que aqueles em que o Suporte Básico de Vida (SBV) não foi aplicado. A inclusão do ensino significa tornar o cidadão capaz de prestar um SBV e, dessa forma, reduzir a taxa de mortalidade e morbidade por causas externas.
CONCLUSÃO:
Diante da análise dos resultados, é eficaz a necessidade do ensino sobre primeiros socorros ao público leigo, com o objetivo de diminuir as taxas de morbimortalidade em casos de acidentes e doenças súbitas extra-hospitalares. Assim, essa capacitação representará a minimização de agravos e sequelas.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica