Introdução:
O Rabdomiossarcoma (RMS) é um câncer agressivo e de baixa incidência, que se origina no tecido muscular estriado, como é o caso do miocárdio. É de diagnóstico clínico difícil e o tratamento de primeira escolha é a ressecção cirúrgica, mesmo com a baixa taxa de sobrevida.
Objetivo:
Realizar uma revisão integrativa de literatura a respeito do RMS cardíaco com intuito de aprofundar-se no assunto, observando sua incidência, diagnóstico e tratamentos.
Método:
Foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre Rabdomiossarcoma cardíaco, através dos descritores: ‘’cardiac’’, ''rhabdomyosarcoma'' na base de dados PUBMED, publicados nos últimos 10 anos. Foram encontrados 119 artigos, que foram avaliados primeiramente pelo título, sendo encontrados 61 potencialmente relevantes. Os trabalhos selecionados foram avaliados pelos resumos, totalizando ao final 35 artigos, os quais, por serem relevantes, foram lidos na íntegra, sendo 25 selecionados para a confecção deste trabalho.
Resultados:
O RMS é um câncer de tecidos moles, raro em adultos, que incide principalmente em órgãos urogenitais e nasofaringe. No coração as metástases são mais comuns que os tumores primários, que representam 20% do total. No miocárdio é observada uma predominância de casos no átrio esquerdo, seguida dos ventrículos. O diagnóstico é difícil através da história clínica, pois seus sintomas são variáveis e semelhantes aos de outras doenças cardíacas. Entretanto, é possível levantar a suspeita do RMS cardíaco através do ecocardiograma transtorácico. O diagnóstico definitivo exige análise histopatológica. Na maioria deles é indicada a quimioterapia e a radioterapia complementares, apesar de não existir consenso a respeito da melhora da sobrevida dos pacientes.
Conclusão:
Infere-se que é importante realizar um diagnóstico apropriado e diferenciar o RMS dos tumores cardíacos benignos, ressaltando a falta de sintomas clínicos específicos. Sendo assim, será permitida a realização de um tratamento precoce e adequado, na tentativa de aumentar a sobrevida do paciente.
Palavras-chave:
Rhabdomyosarcoma. Cardiac.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica