Lactantes se Expõem ao Sol de Acordo com as Recomendações?
INTRODUÇÃO:
A vitamina D possui funções fisiológicas que extrapolam o metabolismo do cálcio. Sua síntese cutânea, realizada na pele quando da exposição à luz solar é o principal meio de obtenção. Especialistas recomendam exposição ao sol de pelo menos 15 minutos, cerca de 3 vezes por semana.
OBJETIVO:
Analisar a frequência com que lactantes se expõem ao sol.
MÉTODO:
Estudo transversal, descritivo, com 25 lactantes do município de Araçatuba-SP, cujos filhos tinham idade entre 1 a 6 meses. As lactantes foram questionadas sobre o tempo de exposição diária à luz solar (menos de 15 minutos; 15 a 30 minutos; mais de 30 minutos) e a frequência semanal em que este ato ocorria. Também foram questionadas sobre o uso de protetor solar. Os resultados foram apresentados como frequência relativa (%). Projeto autorizado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, número 3.662.275.
RESULTADOS:
Todas as lactantes entrevistadas amamentavam seus filhos exclusivamente com leite materno. 40% delas tinham bebês com menos de 1 mês e 60% bebês entre cinco e seis meses de vida. 64% relataram se expor menos de 15 minutos ao sol; 32% de 15 a 30 minutos. Quanto a frequência semanal que isso ocorre, 20% se expunham apenas uma vez na semana; também 20% duas vezes, 24% três vezes por semana, outras 24% cinco vezes, e apenas 12% referiram se expor ao sol em todos os dias da semana. Quanto ao uso do protetor solar, 60% não usam. Dentre as que usam protetor solar, a maioria (85,4%) usam apenas no rosto.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que, embora seja fundamental a exposição à luz solar para a promoção de níveis adequados de vitamina D, as lactantes ainda necessitam melhorar essa prática.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica