TÍTULO: Os Benefícios da Humanização para o Tratamento da COVID-19 nos Hospitais
INTRODUÇÃO:
Com a pandemia houve a necessidade de ampliar as práticas de assistência à saúde pautadas na humanização. Assim, surgiu a necessidade da ampliação da compaixão, que significa a ação para atenuar o sofrimento e o entendimento da dor do outro.
OBJETIVO:
O objetivo do presente estudo é abordar a importância da humanização nas práticas profissionais, através do cuidado, baseado em escuta qualificada e em construção efetiva de vínculos, fornecendo bem-estar e alívio no tratamento de pacientes hospitalizados para recuperação, de quadros de COVID-19.
MÉTODO:
Trata-se de uma revisão integrativa bibliográfica de artigos científicos sobre a humanização durante o acolhimento de pacientes com diagnóstico de covid-19. Para formular o estudo, usou-se como critério de inclusão artigos publicados com abordagem quantitativa e com base em dados: SCIELO, LILACS, PUBMED e REVISTA CONTEXTO SAÚDE entre os anos de 2020 e 2021.
RESULTADOS:
A humanização do tratamento dessas pessoas exibe benefícios para a evolução do processo de cura. Prova disso é a aplicação de projetos, como o “Cartas Terapêuticas”, que a equipe incentiva os familiares e os amigos a escreverem para os paciente e enviarem em um e-mail, relatando o que diriam se estivessem cara a cara, sendo considerado um recurso terapêutico eficaz. Ainda, em alguns hospitais, são usados pelos profissionais de saúde os “crachás humanizados”, com foto, nome e uma frase de afeto, mostrando um pouco quem está por trás dos EPI 'S. Logo, os recursos utilizados dentro dos hospitais por uma equipe multidisciplinar focada nas diversas necessidades de saúde do paciente possibilitam um acolhimento integral a esses indivíduos em situação de vulnerabilidade.
CONCLUSÃO:
Depreende-se que o tratamento baseado no afeto e na compaixão são fundamentais para manter a dignidade do ser humano, pois a pandemia devido, principalmente, ao isolamento social e ao elevado número de perdas humanas, gera consequências psicológicas e sociais para todos.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica