INTRODUÇÃO:
Transtornos psiquiátricos, constantemente, são recorrentes em pacientes com distúrbios degenerativos. A Doença de Parkinson leva a um aumento de isolamento social e, consequentemente, de ansiedade. Assim, a coexistência dessas duas doenças interfere negativamente sobre o bem estar dos pacientes.
OBJETIVO:
Analisar os efeitos da ansiedade na qualidade de vida dos pacientes com doença de Parkinson, a fim de pôr tal tema em evidência.
MÉTODO:
Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram pesquisados artigos nas bases de dados de dados SciELO e no site da Universidade de São Paulo (USP), com os descritores: “ansiedade”, “doença de Parkinson” e “qualidade de vida”. Os critérios de inclusão foram localizados a partir da busca realizada entre os meses de abril e maio de 2021, no qual foram selecionados nove artigos entre os anos de 2009-2019, nos idiomas de inglês e português. Por tratar-se de uma revisão da literatura, não há necessidade de aprovação do comitê de ética. Tal tema mostra o caráter atual da ansiedade, que é um dos principais males do século XXI e a influência que uma doença degenerativa desempenha nesse quadro.
RESULTADOS:
A Doença de Parkinson (DP), já desde o início dos seus sintomas altera a qualidade de vida das pessoas afetadas, entretanto, com a progressão dos sintomas motores e as consequências do tratamento, nota-se um declínio gradual no bem estar dos pacientes. Ao analisar os diversos fatores que desencadeiam tal piora os pacientes com DP são afetados, constantemente, por sintomas não motores, como a ansiedade, e por meio de diversos estudos foi constatado que isso ocorre com prevalência de 31% em indivíduos com DP podendo levar ao isolamento social. Ademais, diversos aspectos foram considerados que podem aumentar ou minimizar a possibilidade de consonância dessas duas doenças, entre eles o gênero e, com base nos dados obtidos, foi identificado que esse fenômeno em questão ocorre mais em mulheres.
CONCLUSÃO:
Percebe-se que é possível relacionar os sintomas de ansiedade com uma queda na qualidade de vida de indivíduos com Doença de Parkinson. Ademais, é importante destacar a necessidade de diagnóstico dos sintomas de ansiedade em pessoas que possuem DP, que ainda não ocorre de maneira satisfatória.
Palavras-chave:
Ansiedade. Doença de Parkinson. Qualidade de vida
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica