INTRODUÇÃO:
A desnutrição pode ser definida como um conjunto de distúrbios inerentes a uma deficiente captação celular de nutrientes, seja pela alimentação ou por fatores que impeçam a incorporação destes ao organismo. Em idosos, evidencia-se associação entre a Síndrome da Fragilidade e aspectos nutricionais.
OBJETIVO:
O estudo objetiva revisar as informações contidas na literatura acerca da desnutrição observada em idosos e sua repercussão na clínica destes pacientes, abrangendo seus aspectos causadores na Síndrome da Fragilidade.
MÉTODO:
Foram utilizadas as bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico para pesquisa, sendo realizada a busca dos termos “malnutrition elderly”, “síndrome da fragilidade em idoso” e “desnutrição geriátrica e síndrome da fragilidade”. Foram incluídos trabalhos científicos no idioma português e inglês, com ano de publicação entre 2011 e 2021. Dos resultados encontrados, 6 foram selecionados e utilizados como base para a elaboração da presente revisão.
RESULTADOS:
As alterações ocorridas nas pirâmides etárias em todo o mundo denotam uma emergência na discussão de programas de saúde que acolham melhor e com mais dignidade os idosos, parcela da população que tende a aumentar a cada ano. A desnutrição geriátrica impõe-se como um entrave, principalmente no ambiente hospitalar, para a redução na mortalidade de idosos, sendo seu acometimento associado a síndrome da fragilidade. Esta, caracterizada por um estado de vulnerabilidade do organismo tanto para agentes internos quanto externos, apresenta como fatores metabólicos o déficit seletivo de vitaminas e minerais. A diminuição da ingestão e as perdas estruturais inerentes ao envelhecimento, características dessa síndrome, cursam ciclicamente, agravando ainda mais o quadro de vulnerabilidade geriátrica.
CONCLUSÃO:
Considerando os aspectos inerentes ao envelhecimento, denota-se a necessidade de avaliações multidimensionais à saúde do idoso, diagnosticando precocemente a Síndrome da Fragilidade em Idosos, sendo seu tratamento importante na redução da prevalência de desnutrição geriátrica.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica