INTRODUÇÃO
Síndrome Asia foi recentemente descrita como uma doença autoimune induzida por adjuvantes, dentre eles, a prótese mamária. Uma alternativa de tratamento é o explante em bloco, ou seja, a remoção da prótese e cápsula ao mesmo tempo a fim de prevenir contato com o tecido mamário e novas contaminações.
OBJETIVO:
Evidenciar o silicone como gatilho da autoimunidade na Síndrome Asia e o explante em bloco como alternativa da melhoria dos sintomas e da qualidade de vida da mulher.
MÉTODO:
Para a estruturação deste trabalho foram utilizados três artigos. O artigo publicado na Revista Brasileira de Reumatologia, discorre sobre a Síndrome Asia, caracterizando os gatilhos dessa autoimunidade. O segundo artigo, publicado na Capital Reumato, associa o explante e síndrome, e pontua questões que ainda não possuem respostas sobre o assunto. A última referência, filtrada na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, é um estudo realizado com pacientes que realizaram o explante e a observação da melhoria do quadro clínico.
RESULTADOS:
O silicone inicialmente foi considerado como material inerte, mas isso mudou devido à estudos na literatura que mostram casos de esclerodermia em mulheres implantadas. O corpo reconhece a prótese como um material externo e ativa o sistema imune, formando uma cápsula colagenosa ao redor. Em algumas mulheres com predisposição pode ocorrer uma hiperatividade imunológica gerando sintomas sistêmicos como: mialgia, artrite, fadiga crônica e alterações do sono. Um artigo da RBCP confirma que o explante em bloco é uma medida eficaz na melhora dos sintomas. 15 pacientes já diagnosticadas, foram submetidas ao explante em bloco e acompanhadas durante 12 meses. No final, foi disponibilizado um questionário que avalia a qualidade de vida, 80% das pacientes teve uma melhora significativa dos sintomas.
CONCLUSÃO:
A síndrome asia desencadeada por implantes pode ter uma significativa melhora dos sintomas ao realizar o explante. Fica claro que por ser uma doença autoimune, não existe cura, e nesses casos é realizado o possível para ocorrer uma remissão dos sintomas.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica