Introdução: A pandemia pelo Sars-CoV-2 gerou mais de 3,5 milhões de mortes em todo o mundo, aumentando os anseios da população pela imunização. A implementação das vacinas já reduziu a mortalidade em vários países, e espera-se o mesmo no Brasil, cujo número atual de mortes por COVID-19 é de 459 mil.
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo avaliar os óbitos por COVID-19 por faixa etária na cidade de Jataí - Goiás, observando a variação da mortalidade em relação à vacinação da população para COVID-19 na cidade.
Método: Trata-se de um estudo populacional com monitorização dos óbitos por COVID-19 na cidade de Jataí, entre 17 de maio de 2020 e 6 de maio de 2021. Os dados de mortalidade foram fornecidos pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Saúde de Jataí, e divididos em grupos por faixa etária: até 40 anos; de 41 a 50 anos; de 51 a 60 anos; de 61 a 70 anos; de 71 a 80 anos; e maiores de 80 anos. Calculamos a média móvel quinzenal dos óbitos em cada grupo, e truncamos com a data de imunização da população por faixa etária: maiores de 80 anos; maiores de 70 anos; e maiores de 60 anos. Comparamos as taxas de variação de mortalidade em relação à vacinação, distribuídas em gráficos de linhas.
Resultados: Após o início da imunização, os grupos de maiores de 80 e 70 anos tiveram um aumento nas taxas de mortalidade por COVID-19 de, respectivamente, 32,5% e 67,5%, enquanto o grupo de maiores de 60 anos não apresentou variação. Não se deve inferir que este aumento do número de óbitos se deva à falta de eficácia das vacinas, pois trata-se de um estudo observacional, e, portanto, sujeito a múltiplos fatores de interferência. Podemos citar como principais o curto período de tempo desde o início da vacinação e o efeito do recente aumento do número de casos sobre a mortalidade em todas as faixas etárias. Ademais, o aumento expressivo no número de mortes reforça a importância de outras medidas de controle na cidade, como o isolamento social e a restrição na circulação de pessoas.
Conclusão: A vacinação para COVID-19 é importante medida de controle na mortalidade. Contudo, maior tempo de seguimento da população é necessário para evidenciar os seus efeitos positivos. Mesmo com o início da imunização, as demais medidas de prevenção devem ser mantidas para reduzir os óbitos pela doença.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica