Yoga Como Tratamento Para Depressão: Uma Revisão De Literatura
INTRODUÇÃO:
A depressão é uma das doenças mais comum para o médico em sua prática clínica. Assim, pesquisas são realizadas para abranger o leque de tratamentos disponíveis, entre elas tem surgido estudos sobre o uso do yoga como terapia auxiliar para o alívio de sintomas depressivos e tratamento da depressão.
OBJETIVO:
O presente estudo propõe-se a analisar a bibliografia vigente sobre o uso do yoga como tratamento auxiliar a depressão, com objetivo de complementar o conhecimento já consolidado sobre o tema, além de novas atualizações sobre o tópico abordado.
MÉTODO:
Foram buscados artigos publicados nos últimos cinco anos através das plataformas ''Google Acadêmico'' (Google Scholar) e PubMed as palavras-chave ''yoga'', ''depressão'' e ''tratamento'', ou seus equivalentes na língua inglesa, quando necessário. A busca gerou 175 artigos, resultando no momento final em 10 artigos designados para revisão. Os critérios de inclusão foram estudos que distinguiram a relação do yoga com os níveis de depressão dos participantes, e que quantificaram o grau dos sintomas depressivos, sendo assim selecionados os que usaram: PHQ-9, PHQ-2, BDI, BDI-II, EPDS, HADS, DASS-21 e QIDS como forma de avaliar os sintomas depressivos.
RESULTADOS:
O presente estudo contemplou 434 pacientes que praticaram yoga e tiveram seus sintomas depressivos analisados concomitantemente, obtendo assim um decréscimo dos sintomas em todos os estudos, variando apenas a intensidade, sugerindo a efetividade do yoga como tratamento auxiliar para a depressão. Seis artigos analisaram os pacientes semanas após terminarem a prática de yoga proposta, e constataram que as técnicas empregadas no yoga podem ser úteis na redução de sintomas depressivos a longo prazo. Entre as limitações do estudo destaca-se as diferenças de escalas depressivas para avaliar os sintomas, bem como a falta de controle por uso de antidepressivos pelos participantes em alguns estudos, em que apenas três dos estudos excluíram pacientes que tomassem alguma classe de antidepressivos.
CONCLUSÃO:
Os benefícios do yoga no tratamento da depressão se mostraram tanto durante sua prática quanto ao longo prazo. Entretanto, apesar de alguns artigos analisarem o yoga isolado de fármacos antidepressivos, ele ainda não pode ser visto como uma monoterapia, mas sim um aliado ao tratamento da depressão.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica