INTRODUÇÃO:
As residências multiprofissionais promovem um contato entre o mundo do trabalho e o mundo da formação, que possibilitam mudanças no modelo tecnoassistencial a partir da atuação multiprofissional. Entretanto, vários desafios emergem desta modalidade de formação, dando vulnerabilidade ao adoecimento.
OBJETIVO:
Investigar os aspectos psicodinâmicos relacionados ao processo de formação de residentes multiprofissionais de um hospital de ensino.
MÉTODO:
Trata-se de uma pesquisa quantitativa, utilizando-se o método descritivo exploratório. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a Escala de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EPST), validada e aplicada por Mendes (1999), constituída de 39 afirmativas distribuídas em 3 fatores: valorização, desgaste e reconhecimento. Como referencial teórico para análise dos resultados utilizou-se a psicodinâmica do trabalho, que exprime o confronto do sujeito com a realidade do trabalho e suas consequências na dinâmica dos processos psíquicos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão sob número de parecer 1.064.603.
RESULTADOS:
De um total de 42 residentes multiprofissionais do programa, tornaram-se participantes da pesquisa 40 residentes. Na análise da escala de prazer e sofrimento no trabalho (EPST), os resultados demonstraram que a valorização é vivenciada de forma intensa pelos residentes; os maiores índices foram em relação à finalidade do trabalho e à exigência de conhecimentos específicos para este. Quanto ao desgaste, este sentimento também se obteve presente, porém em menor intensidade. O maior fator de desgaste foi relacionado ao cansaço e ao desgaste no trabalho. O fator reconhecimento demonstrou que os residentes sentem-se reconhecidos, onde os maiores índices de reconhecimento foram relacionados à convivência com os colegas e à possibilidade de utilização do estilo pessoal no ambiente de trabalho.
CONCLUSÃO:
Os resultados revelam que as vivências psicodinâmicas relacionadas à valorização, desgaste e reconhecimento são apresentados significativamente para os residentes multiprofissionais, em relação ao seu ambiente de formação e de trabalho.
Palavras-chave:
Capacitação em Serviço, Princípio do Prazer-Desprazer, Psicoterapia Psicodinâmica.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica