INTRODUÇÃO:
O comportamento suicida compreende muitas possibilidades, com variados graus de intencionalidade ou letalidade, com ou sem planejamento e, por fim, o suicídio consumado. Esses comportamentos requerem formas diferentes de avaliação e de intervenção para prevenir as mortes por suicídio.
OBJETIVO:
O objetivo dessa revisão é observar como o público age em relação às tentativas de autoextermínio compreendendo os fatores que auxiliam e que prejudicam as ações das equipes responsáveis visando prevenir o suicídio.
MÉTODO:
Foram buscados artigos na base de dados PubMed usando as palavras-chave primeiros socorros e suicídio, concatenadas com o operador Booleano AND. Foram excluídos artigos anteriores ao ano de 1999, artigos regionais, artigos de revisão e artigos que usaram populações isoladas.
RESULTADOS:
A partir da busca por produções científicas foram encontrados 247 resultados relacionados, dos quais, a partir da aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados 5 artigos. Estes foram utilizados para a composição da versão final da revisão com sintetização das informações acerca do socorro ao potencial suicida e formulação das conclusões apresentadas.
CONCLUSÃO:
Com base na leitura e interpretação dos artigos selecionados, concluiu-se que necessita-se de políticas de primeiros socorros voltadas ao ensino do público reconhecer sinais de possível suicídio, sendo família e entes próximos as pessoas mais bem posicionadas para fornecer apoio ao indivíduo.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica