Introdução: O covid-19 é uma doença infeciosa que causa uma síndrome respiratória aguda grave em razão do vírus corona 2. Possui uma epidemiologia catastrófica e implica perigosamente em pacientes com doenças cardiovasculares através da miocardite, arritmias e infarto do miocárdio.
Objetivo: O presente estudo objetiva expor as manifestações cardiovasculares do covid-19 em adultos, na literatura médica entre o período de 2020 a 2021.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa feita pelas bases de dados Scielo e Pubmed. Foi utilizado como critério de inclusão: texto completo grátis; ensaios clínicos, meta-análises, testes controlados e aleatórios e análises. Como critério de exclusão utilizamos os textos incompletos, capítulos de livros, dissertações de mestrados e doutorados e assuntos que interagiam com outras temáticas. Utilizaram-se os descritores: adulto, covid-19 e manifestações cardiovasculares em português, inglês e espanhol.
Resultados: Foram encontrados 7 artigos com tais descritores e selecionados 3 dentre esses. Entre esses achados percebe-se que muitos dos sintomas do COVID-19 mimetizam sinais clínicas das doenças cardíacas, como a falta de ar, palpitações e febre. Os mecanismos de lesão cardíaca foram descritos como: lesão ao miocárdio pela resposta inflamatória aguda, invasão viral de cardiomiócitos, em razão do dano celular, e lesão isquêmica na presença de hipóxia. No ECG observamos alterações de ST, prolongamento do intervalo QT, arritmias ventriculares e distúrbios de condução e avaliamos a extensão do dano causado ao miocárdio. Vale ressaltar que comorbidades, como diabetes e hipertensão arterial, aumentam o risco de implicações do COVID-19.
Conclusão: Fica evidente as inúmeras implicações cardíacas do COVID-19 em pacientes com ou sem doença preexistente.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica