INTRODUÇÃO:
A doença de Alzheimer (DA) é uma enfermidade crônico-degenerativa que está relacionada à perda de funções cerebrais e cognitivas, além de ser uma das causas mais comuns de demência. É uma doença devastadora, que afeta não somente a vida do paciente, como também a vida dos familiares e cuidadores.
OBJETIVO:
Este estudo teve como objetivo avaliar a importância da descoberta precoce da Doença de Alzheimer e suas possibilidades de melhoria na qualidade de vida do idoso, seus familiares e cuidador.
MÉTODO:
Para esta revisão foram realizadas pesquisas nas bases de dados do Scielo e da Revista Eletrônica da PUC-SP, a partir dos descritores Doença de Alzheimer, Diagnóstico Precoce. Foram encontrados 7 artigos que abordam sobre o tema, todos disponíveis online, redigidos em português. Foram selecionados 4 artigos publicados entre 2014 e 2017.
RESULTADOS:
A DA afeta significativamente o idoso, seus familiares e com o avanço da doença, maiores são os efeitos causados por ela. Por se tratar de uma enfermidade degenerativa, além de afetar a memória ela pode prejudicar a fala e a locomoção. Com a realização do diagnóstico precoce é possível utilizar medicações que controlem o avanço da doença e possibilitem uma redução de esforços físicos e mentais tanto do enfermo quanto dos familiares e cuidadores. A fase inicial da demência pode ser observada pela perca de memória recente, repetição de perguntas, falas, dificuldade e falta de interesse em realizar atividades que antes eram realizadas com frequência. O diagnóstico é realizado com exames de imagem e também clinicamente.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica