INTRODUÇÃO: A crença popular sugere que gripe e resfriado são sinônimos. O conhecimento comunitário a respeito das formas de prevenção destas duas doenças virais parecidas, mas não iguais, se faz de extrema necessidade, principalmente em meio escolar, cuja convivência dos estudantes favorece a transmissão. OBJETIVO: Relatar experiência vivenciada por acadêmicos do segundo período da graduação em medicina ao realizarem ação educativa sobre gripe e resfriado para alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola pública. MÉTODO: Foi realizada abordagem inicial baseando-se em questionamentos sobre os sintomas de gripe e resfriado com intuito de explorar os conhecimentos prévios dos alunos e identificar os erros mais comuns na diferenciação das doenças. Após, houve exposição teórica do conteúdo utilizando cartazes com imagens com fisiopatologia, manifestações clínicas e profilaxia das doenças com ênfase nos déficits conceituais identificados anteriormente. Ao final, foi ensinada a forma correta de lavagem das mãos. Ademais, foram realizadas dinâmicas, “pique-pega” e “batata quente”, expondo o papel de cada elemento no curso das doenças, promovendo reflexão sobre o conteúdo abordado facilitando, assim, o entendimento. RESULTADOS: As atividades lúdicas são excelentes métodos para promoção da aprendizagem de crianças, por isso, a experiência relatada foi de extrema importância para que os alunos conseguissem entender, de maneira mais efetiva, o assunto exposto. De início, notou-se que a maioria dos alunos achava que gripe e resfriado eram sinônimos. Embora ambas sejam doenças infecciosas virais, as abordagens terapêuticas são distintas o que torna o diagnóstico diferencial fundamental. Durante a atividade, os alunos conseguiram distinguir as diferenças principais entre as enfermidades, além de ter a ciência de como ocorre a transmissão dos vírus, os sintomas das doenças e a prevenção. Elas se mostraram proativas, tiveram liberdade de expor suas dúvidas, aumentando assim, o interesse pelo próprio ato de aprender. CONCLUSÃO: Como exposto, a distinção entre gripe e resfriado é necessária e foi possível perceber interesse das crianças e o entendimento sobre as formas de prevenção, especialmente devido ao uso de dinâmicas. Assim, as informações acerca do tema têm potencial para serem passadas adiante no contexto familiar.