INTRODUÇÃO: A Síndrome de Burnout consiste em um distúrbio que estrutura-se em três princípios: exaustão emocional; despersonalização e diminuição da realização pessoal. Esta surge a partir da vivência rotineira de situações física e/ou emocionalmente estressantes, levando o indivíduo ao esgotamento. OBJETIVO: Nesse sentido, visto a extensa e intensa carga horária de estudo e estágio dos alunos de Medicina, o presente trabalho visa abordar a existência da Síndrome de Burnout entre esses estudantes e seus fatores desencadeantes. MÉTODO: O trabalho em questão consiste em uma Revisão Integrativa fundamentada a partir de dados coletados em 13 artigos nas plataformas Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Public Medline (PubMed). Como critérios de inclusão foram usados artigos publicados entre 2015 e 2021, escritos em língua portuguesa e inglesa que abordam o tema proposto. Os Descritores em Saúde (DeCS) utilizados foram “Medicina”, “Saúde do Estudante”, “Esgotamento Psicológico” e “Burnout”. RESULTADOS: Constatou-se, segundo textos analisados, que o desenvolvimento do Burnout varia conforme o período em que o estudante se encontra, sendo que períodos mais avançados possuem maiores chances de gerar esgotamento. Isso porque, quanto mais à frente do curso, maior a carga horária de estudo e trabalho do aluno. Ademais, a intensa alteração das rotinas de estudo e de vida, distanciamento físico e/ou emocional de familiares e amigos, diminuição de tempo livre para lazer e descanso, além da aproximação com situações de enfermidade e morte e, consequentemente, com a sensação de impotência em muitos dos casos, aumenta demasiadamente o nível de estresse com que o discente tem que conviver, levando o indivíduo à exaustão e à desistência, temporária ou definitiva, da futura profissão escolhida. CONCLUSÃO: Portanto, percebe-se a importância de os centros de formação de profissionais médicos utilizarem os instrumentos disponíveis para incentivar seus estudantes a disporem de tempo para atividade física, lazer e descanso, não só estimulando o estudo desenfreado e a competição entre os alunos.
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