INTRODUÇÃO
As ocorrências de suicídio vêm crescendo exponencialmente. Em média, 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano. Isso se torna ainda mais grave quando se observa os números das tentativas de suicídio malsucedidas, que são cerca de 20 vezes maiores do que aqueles que conseguem tirar a própria vida.
OBJETIVO
Analisar o perfil das vítimas de suicídio através de dados obtidos na literatura científica, para então, traçar um perfil dos óbitos registrados.
MÉTODO
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura composta por artigos publicados em periódicos entre os anos de 2015 a 2020. O levantamento dos artigos foi realizado por meio da combinação de Descritores em Ciências da Saúde no mês de abril de 2021, nas seguintes bases de dados: Pubmed, Web of Science, Scielo, Scopus, Periódicos capes e Science direct. Os critérios para a inclusão de estudos nesta revisão foram: estudos transversais ou coorte, estudos que abordam o perfil epidemiológico das vítimas de tentativa de suicídio. Os critérios para exclusão foram: outras revisões, trabalhos que não responderam à pergunta de pesquisa e trabalhos que tenham como foco apenas um público-alvo restrito.
RESULTADOS
As buscas retornaram 173 registros. Ao final do processo de seleção, 15 trabalhos foram incluídos nesta revisão para discussão e síntese qualitativa. Foi possível identificar que as 39% das vítimas de suicídio possuíam algum tipo de transtorno mental prévio. A proporção de mulheres que se automutilaram tentando contra a própria vida foi elevada, atingindo 1:1,58 em comparação aos homens Quanto à idade, a média dos indivíduos que tentaram suicídio foi de 43 anos, com desvio padrão de ± 15,94. Grande parte das pessoas que tentaram se suicidar e não obtiveram êxito, mudaram o método e tentaram, novamente, em cerca de 2,5 anos, e o envenenamento foi a principal forma identificada de tentativa de autoextermínio.
CONCLUSÃO
Evidencia-se que o perfil das vítimas de tentativas de suicídio é composto por mulheres adultas acima de 40 anos de idade. As pessoas que com distúrbios mentais possuem mais chances de tentarem tirar a própria, e aquelas que já tentaram cometer o ato se tornam mais vulneráveis a uma nova tentativa.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica