Educação Alimentar e Nutricional: Uma Abordagem Urgente na Saúde Coletiva

  • Autor
  • AMALIA FERNANDA COSTA
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO:

    Os princípios básicos da saúde coletiva (PAIM, 1982) exalta a criticidade de práticas em saúde que refletem a mudança da realidade e deve ser permanente com participação ativa dos sujeitos e criativa do educando que procura fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, que é uma definição que encaixa se ao conceito de Educação Alimentar e Nutricional.

    OBJETIVO:

    Fortalecer por meio de pesquisas e publicações a necessidade de educação alimentar e nutricional no âmbito da saúde coletiva, é urgente a utilização de estratégias didáticas que proporcionam qualidade de vida e promova a saúde no contexto situacional e social atual, promovendo autonomia em relação aos hábitos alimentares saudáveis.

    MÉTODO:

    A metodologia a ser utilizada, é uma revisão bibliográfica sistematizada, referente as abordagens de Educação Alimentar e Nutricional utilizadas no âmbito da saúde pública, atrelando aos conceitos políticos e intersetoriais da saúde coletiva como forma de promover hábitos alimentares saudáveis em prol a qualidade de vida e bem estar da população.

    RESULTADOS:

    As marcas da humanidade, em relação à saúde é histórica, sendo necessário enfatizar a relação condições sociais e ambientais de forma a trazer uma reflexão futura (SILVA et al, 2019).  A saúde coletiva como objeto de políticas públicas procura articular o social e a história no cenário atual e assim resgatar o conceito prático de promover saúde e bem estar, utilizado como um alicerce as ideias que voltam a qualidade de vida, sabe – se que a alimentação e nutrição é um campo de existência nesse aspecto. O aumento expressivo de doenças crônicas não transmissíveis, reflete no esgotamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e nas relações psicossociais e econômicas do ser humano. É importante ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no serviço de saúde, segundo França e Carvalho (2017) as atividades de EAN ainda são baixas e precisa ser detalhada, tal como o impulsionamento de políticas públicas que viabilizem as metodologias ativas e inovadoras.

    CONCLUSÃO:

    A proposição de iniciativas que permitam atividades de EAN contribui para a valorização da cultura alimentar e asseguram que os indivíduos consigam ser mais autônomos em relação ao conhecimento e propagação dos hábitos alimentares saudáveis, sendo urgente essa temática, dando ênfase a qualidade de vida e bem estar a coletividade.

  • Palavras-chave
  • Saúde Coletiva. Educação Alimentar e Nutricional. Alimentação. Nutrição. Qualidade de vida
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